quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A isto é que se chama "Guerra Santa"

Sempre me fez confusão o facto de as palavras "guerra" e "santa" se unirem e formarem uma expressão. Não sei o que é, mas que me dá um nó cego na cabecita, dá! Mas hoje, finalmente, após quase 2 décadas de vida, descobri o que significa a "guerra santa"... e imagine-se só... numa loja dos chineses!
Pronto, eu estava numa dessas lojas a comprar umas coisitas que são muito mais baratas do que numa grande superfície comercial, e também não era nada de especial (já vos disse que sou forretona?)... Mas confesso que gosto de lá ir para cuscar e saber o que é que os chineses andam a trazer para nós, os tugas, comprarmos. Admito que também vou porque gosto de gozar com a roupa e com os sapatos que eles vendem, pronto!
Mas o que é que a guerra santa tem a ver com a loja dos chineses? Tudo, minha gente, tudo!
Estava tão sossegadinha a ver umas coisinhas quando de repente ouço uma voz a falar (não era bem a falar, vá) mais alto do que as outras, e cada vez parecia mais chateada... Ora bem, como não gosto de perder pitada, aproximei-me mais do som, para conseguir ouvir melhor. Eis que ouço "Mas o preço que está aqui marcado é de 1.50€ e não 11.50€! E por isso eu vou levar isto ao preço que está marcado, e além disso, isto também tem defeito, está partido, está a ver?!" e a chinesa responde "Mas isso foi ero de implessão! Isto custa 11.50€! E se tem defeito, leva outlo, sem defeito!" Mas a mulherzinha, decidida a armar escandaleira, insistia que levava aquele com defeito E por 1.50€... E a chinesa a insistir que não podia ser... Após 10 minutos neste vai-que-não-vai (e comigo a ouvir tudo) eis que ouço "E CHAMO JÁ A POLÍCIA!!" "LARGUE-ME O BRAÇO JÁ" Ora bem, aqui a Docinha achou que estava na hora de sair do anonimato e procurar um sitio onde se conseguisse ver tudo! Como os ânimos estavam bastante exaltados, e português que é português, gosta de estar em cima do acontecimento, já se tinham amontoado várias pessoas em redor das duas senhoras... Eis que um bom samaritano, tentando apaziguar os ânimos (Uuuuhhh, desmancha prazeres!! Vai emboraa!! Era o que me apetecia dizer!) dirigiu-se à cliente e com o bom senso de espectador lá a tentou chamar à razão, dizendo que ela não era obrigada a levar o que quer que seja e que a sra. chinesa não era obrigada a fazer desconto por uma peça estar danificada se havia dezenas de peças iguais e perfeitinhas. Mas qual quê?! Decidida a armar o barraco, a mulherzinha agarrou-se àquilo como se da sua vida se trata-se e ia em passo (quase) de corrida para a caixa a dizer "VOU LEVAR ESTE POR 1.50€ PORQUE ERA O PREÇO QUE ESTAVA MARCADO!!!" eis que a chinoca perde as estribeiras e agarra-lhe o braço a dizer "NÃO COMPLA NÃO!! NÃO COMPLA NÃO!!" e a mulher histérica "EU VOU CHAMAR A POLÍCIA!!! LARGUE-ME IMEDIATAMENTE O BRAÇO!!!" Eu, bem discreta no meu cantinho, só me ria mas estava tão divertida como aparvalhada com tal acontecimento... As duas mulheres foram para cima e eu nunca mais as ouvi falar... Pensei eu que a "conversa" estivesse terminada... 
Mas qual quê?! 10 minutos depois, já eu tinha o que precisava em minha posse, decidi ir pagar e eis que vejo a mulherzinha com as amigas à volta à entrada da loja e sempre a olhar para a porta... Como eu estava com o meu namorado, pensamos que ainda se ia passar alguma coisa, e em vez de ir pagar, decidi vaguear por lá mais um pouco, mantendo a mulherzita debaixo d'olho.
Nem 5 minutos depois, entra um agente da autoridade pela loja! A mim caiu-me tudo!! Menos o que ia comprar, claro! Aquele cachalote disfarçado de mulher teve mesmo a lata de chamar a polícia!! Mas mantinha-se muito agarradita àquilo que pensava que custava euro e meio! 
Como a fila para pagar estava enooooorme (numa loja dos chineses, imaginem!) eu decidi ir para lá (mas só porque estava mais próxima das mulheres e do sr. guarda e consequentemente, conseguia ouvi-los. Quero, no entanto, deixar claro que eu não sou cusca, apenas curiosa, e longe de mim, deixar-vos sem saber o fim da história!!
Claro que o polícia deu razão à chinoquinha que estava bem calma e tranquila depois disto tudo, mas a cachalote insistia que queria levar aquilo por aquele preço e ponto final!!! O homem, com uma paciência santa, explicou à sra, como se ela tivesse 4 anos, que primeiro, aquele preço estava errado. Tanto podia ter sido erro de impressão, como alguém ter trocado as etiquetas. Segundo, a chinoquinha só fazia desconto, se ela quisesse fazer desconto. E em terceiro, se aquele tem defeito, que leve outro sem defeito por 11.50€! Mas que ninguém a estava a obrigar a comprar coisa nenhuma.
E sabem qual foi a p*** da conclusão daquele texugo?! "Ah, então se tenho de pagar 11.50€ e tenho, levo um sem defeito!" (.........................................)
Foi o choque. Foi o pânico. Foi o medo. Foi o silêncio constrangedor. Foi o limite da paciência. 30 minutos naquela estúpida discussão, e ela sai-se-me com uma tirada destas... Deram-se-me uns calores e uma vontade de a esbofetear todinha que nem sei... Depois deu-me um ataque de riso...
Toda esta guerra por causa de um Menino Jesus de 30cm!!!
Há com cada uma que parecem duas...

Sem comentários: