quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O bolo... Pois...

Não correu como eu estava à espera, não senhor, mas toda a minha família já o previa.
A todos os ingredientes, juntei amor e carinho e ainda barrei a forma com dedicação, mas não foi o suficiente.
Que eu não sou uma barra culinária, todos sabem, mas também não vamos exagerar! Os meus doces não são assim tão maus, e o problema neste caso foi mesmo a receita. Receita essa que todos os ingredientes eram em quantidades industriais, e quando percebi a quantidade de óleo que o bolo deveria ter, pensei "nem pensar que vou comer quase uma garrafa de óleo inteirinha" e toca a deitar tudo a olho! Pois... Isto do deitar "a olho" nunca foi para mim, assim como o q.b. EU É QUE SEI QUANDO CHEGA?! Proporções à parte, vá de misturar tudo, mas não de uma vez, não! Que eu escolhi uma receita complicadinha que só ela, e ora de separar as gemas das claras, ora bater as claras em castelo e reservá-las, ora fazer uma gemada com as gemas e o açúcar, ora misturar o resto nessa pasta, no fim misturar as claras... blábláblá... Fiz tudo como mandava a receita (pronto, menos as quantidades, já sei!) mas mesmo assim, no fim de tudo misturado, a quantidade de pápa era industrial!!! Meti ao forno na maior forma que tinha, uma rectangular, simples e tive de sair. Deixei um post-it no frigorífico a informar que se encontrava um bolo de chocolate com amendoins no forno, mas que tinham de o ligar primeiro para cozer. E assim foi. Calhou de não vir jantar a casa, mas por volta das 22horas, entro e pergunto "Viram o bolo, não viram?!" "Vimos." "Ligaram o forno?!" "Claro!" "E estava bom?!" "Tem muito óleo!" "Mas eu deitei menos de metade do que dizia na receita!" "Mesmo assim... Mas come-se vá!"
Corri para a cozinha para ver o bolo e encontro-o cortado às fatias umas em cima das outras. A minha alma tombou. Não tinha aspecto nenhum. A minha mãe diz que torrou mas que parece que ainda está mal cozido.
Aí a minha alma quebrou. Fiquei triste como a noite. Nem me apeteceu comer.
Hoje de manhã comi, e não estava assim tãaaaaao mau quanto isso, mas realmente está muito gorduroso. O pessoal cá de casa rejeita-o e não há nada que eu possa fazer para mudar o aspecto dele.
Eu sei que não é bonito de se ver, mas cá vai uma foto do dito cujo, como prova que mesmo não gostando da cozinha, eu ando a fazer um esforço... Lá para 2025 volto a tentar.

Sem comentários: