sábado, 4 de fevereiro de 2012

A minha menina fez anos

e convidou-nos (às 3 amigas) para um jantar na casa dela, juntamente com uns amigos da universidade.
Eu achei tudo muito divertido. Houve muito convívio apesar de não conhecermos praticamente ninguém. Tivemos direito à massa especial da aniversariante (que estava boa que eu sei lá!), a bolo de bolacha feito por mim (!!!!!!!!!) que estava muito bom segundo a maioria das pessoas que estavam presentes - e éramos uns 15 - que repetiram a dose e até me ofereceram emprego numa pastelaria (!!!!!!!!!!!!!!!!!). Foi um sucesso! As prendas também foram (quase) todas um sucesso... Nós oferece-mos-lhe uma mala "muito indie" (palavras da própria) que adorou de coração, e uma blusa de renda branca que já andava a namorá-la à imenso tempo.
Também tivemos direito a serenatas e músicas da tuna de lá do sítio (não é que eu seja uma adepta fervorosa desse tipo de actividades - assim como de escuteiros - mas até se passou bem o tempo) no entanto não tivemos direito a café, porque, por incrível que pareça, a ficha da máquina de café era de 3 entradas, ou seja, tornou-se impossível ligá-la! Mas houve direito a vodka preta para as meninas da marca MaxiBar - não sei onde compraram! Obviamente mal lhe tocamos. Ou é Eristoff Black ou não é!
Os restantes beberam um pouco para o bastantezinho e toranam-se um tanto ou quanto chatinhos, mas nós, queridas, lá pusemos um sorrisinho e abanávamos a cabeça a concordar com tudo o que diziam... Houve discussões com temáticas como "economia mundial e europeia" ou "o que é mainstream e o que não é" às 3 da manhã (claro está que essas discussões foram praticamente um monólogo).
No final, tudo cansado e já a pensar nas aulas do dia seguinte, levantaram o rabinho do sofá ou das cadeiras e foram saindo um a um, ou a pares, despedindo-se com voz ensonada. Ficamos 5 - nós as 4 e outra rapariga que divide a casa com a aniversariante - e uma sala/cozinha virada do avesso. Sentá-mo-nos no sofá a fazer um balanço da festa. Correu tudo muito bem! Mas a I começou a chorar - rapazes! - e as amigas são mesmo para tudo... há 5 minutos atrás estávamos a rir e a brindar com ela, e naquele momento estava a chorar no meu ombro e a desabafar. Segurei-lhe a mão, ouvi-a, dei-lhe uns conselhos - os que eu achei serem os melhores para ela - deixámos que chorasse e falasse tudo, limpamos as lágrimas no final e começamos o desfile das prendas que tinha recebido (roupa) e foi uma risota - mais não posso dizer!
Por volta das 5.30 da manhã fomos arrumar. A sala/cozinha estavam viradas do avesso e mal sabíamos por onde começar. Panicamos um bocado, mas rapidamente metemos mãos ao trabalho. Toca a deitar os restos de comida dos pratos no saco, pôr os copos na banca, assim como os talheres, as travessas e tudo o que fosse loiça. O lixo para o seu lugar, sacudiram-se e dobraram-se toalhas, limpou-se a mesa e arrastou-se para um canto. Quando chegou a altura em que lavávamos a loiça, puff! o cano entupiu e a água não descia. Ora um problema destes às 6 da manhã não é fácil de resolver! Toca a desapertar o cano com um balde por baixo e esperar que a água saia - mas ela saiu tipo enxurrada e nada, nem o balde, impediu que o chão, o armário e tudo o que lá estava dentro se molhasse. Eram paninhos a absorver tudo mas ela parecia que nascia pelo meio da tijoleira! E como se lava a loiça? Na casa de banho, pois claro! Toca a levá-la para o lavatório. "E esfregona, não tens?" "Não!" "E como vamos passar o chão a pano?" Lá tivemos de atar um pano molhado à vassoura e fazer tudo à moda antiga. Quase 45 minutos depois estava tudo num brinquinho! Ninguém diria que houve ali uma festa com 15 pessoas há umas 3 ou 4 horitas atrás!
"Vamos dormir! Tenho muito sono!" "Vamos! Mas primeiro vou vestir o pijama, lavar os dentes e tirar a maquilhagem." "Ai eu não! Durmo assim mesmo!" E lá fui eu sozinha para a casinha, vestir o meu pijama cor de rosa, passar a cara quente numa toalhita fria e desconfortável e ainda lavar os dentinhos à menina bonita. Quando cheguei ao quarto, estavam 3 numa cama de corpo e meio. "E eu?" "Ficas na pontinha" Pronto, está bem... Lá fui. Dormimos umas 3 horas (como foi possível dormirem 4 raparigas numa cama minusculazinha?) e de manhã, às 11.30h retirá-mo-nos de mansinho, cansadas e com sono.
Claro que à tarde, o marido veio até cá a casa para vermos um filme e eu aterrei profundamente no vale das almofadas, quentinha e confortável como só ele me sabe pôr.

Sem comentários: