segunda-feira, 16 de abril de 2012

Conclusões

Entre aquele post que escrevi sobre ser ou não a altura de partir para outro relacionamento e agora, muita coisa aconteceu que, de certa forma me fez ver as coisas de uma perspectiva totalmente inversa. E diga-se, não menos válida que a minha.
Sou teimosa, demasiado directa e sarcástica, sou Capricórnio e tenho um mau feitio que não se aguenta, mas pelos vistos há quem goste, há quem goste muito, há quem não se canse e quem não está a receber exactamente o que merece. Por vezes penso que sou detentora de toda a razão, talvez porque não há ninguém que me diga frontalmente as verdades e que se oponha à minha opinião, mas houve A CONVERSA que mudou a situação. As coisas não andavam bem, é verdade, e ele sabe que muita da responsabilidade é dele, mas abriu-me os olhos e não, não me deu flores ou outro tipo de prendas, chegou e simplesmente foi honesto comigo. Não me tentou convencer a ficar com ele nem prometeu que ia melhorar, apenas disse-me as verdades, confrontou-me e mostrou a opinião dele, a sua perspectiva. E contra factos não há argumentos. Obviamente que percebi que estava a ser uma "pain in the ass" exigente e sempre descontente com praticamente tudo. Não houve mais discussão desde aí, ele foi honesto, que mais posso eu pedir? Um homem honesto hoje em dia é um achado! E foi honesto e tinha razão! Ora, não podia continuar com a desculpa de "a culpa é tua!" nem de exigir isto ou aquilo dele, porque quanto mais exijo, mais forçado sai e pior nos sentimos. Pensava eu que estava a ser uma boa namorada, mas afinal "I'm not so good" e até fico contente por saber isso. Ter uma conversa daquelas, dizer tudo um ao outro só quer dizer que ainda nos preocupamos e ainda queremos que isto dê certo e não queremos culpar apenas um, mas juntos fazer com que tudo funcione lindamente... sem pressões ou exigências.
Tenho de aprender a ter pelo menos metade da descontracção dele, do "não te preocupes que tudo vai correr bem" e aproveitar tudo o que tivermos para dar um ao outro.
Estou feliz e não deixa de ser irónico esta felicidade vir de umas palavras tão más, mas é verdade! Provavelmente foram aquelas palavras, na hora certa, que salvou o nosso namoro. Porque sentimento, esse não falta!
Nós merecemos tentar de novo e tentar outra vez e voltar a tentar se for preciso, pelo menos enquanto continuarmos a olhar um para o outro e pensarmos "apesar de tudo, é contigo com quem eu quero ficar para sempre!"

"O Diário da Nossa Paixão"


Já noutro capítulo, com as minhas amigas, falávamos das nossas relações ou ralações, e eu cheguei a duas conclusões após algumas horas de conversa:
a) Todos os nossos namorados (ou ex ou quase ex) tiveram, por sua vez, ex chamadas Joanas. E quando digo todos, são mesmo TODOS! Estávamos as 4 sentadas na mesa do bar a conversar quando chegamos a esta conclusão. É no mínimo estranho, mas engraçado!

b) Estamos as 4 em situações complicadas nesta área das relações, mas apercebi-me que cada uma tem a sua maneira de lidar com as situações e que apesar de eu dizer "não sejas tola! não faças isso por ele! ele não merece!" eu sei que vai fazer, porque cada uma sabe de si nas relações, e nós podemos dar palpites, ter uma opinião - que todas levamos a sério - mas no fim prevalece e sempre prevalecerá a opinião de nós mesmas, sem nos importarmos com o que o resto pensa. Cada uma gere a relação e isso não é mau, de todo! Ninguém julga ninguém porque já passamos ou não sabemos se iremos passar por essa situação e agir da mesma maneira. Só prova que apesar de ouvirmos a opinião das nossas amigas, nós é que conhecemos o homem que está ao nosso lado e nós é que sabemos como havemos de lidar com as situações, logo, não vale a pena preocupar-mo-nos com o futuro do namoro umas das outras porque cada uma sabe de si, e certamente que se não der certo, teremos 3 almas gémeas de braços abertos, prontas a consolar.

As relações são assim, complicadas mas muito subjectivas e acima de tudo muito pessoais, onde a opinião alheia raramente serve de base para atitude nenhuma, porque nas relações não há a lógica, há o coração, e esse, raramente se engana! Essa foi a minha lição.

Sem comentários: