segunda-feira, 30 de abril de 2012

É SÓ LER, PORRA!!!

Levantei-me cedinho e com um objectivo: ir ao IMTT para que me dessem mais tempo de licença de condução visto que a minha carta ainda não tinha chegado. Comecei a ter suores frios desde a semana passada por já saber o que teria de passar naquele cubículo nos confins de Braga. O meu pai também tinha assuntos a tratar lá e por isso fomos os três (eu, o meu pai e a minha mãe). Avisei-lhes que teríamos de chegar ao IMTT antes das 9 da manhã ou então perdíamos lá o dia. Eram 7.45h quando me levantei. Às 8.20h estava pronta para arrancar, mas os senhores meus pais não. Com calma e sempre na paz do Senhor mexiam-se em "modo férias" e ainda quiseram parar numa pastelaria para tomar o pequeno almoço e eu a ver a minha vida a andar para trás com uma pinta... 9.18h quando entramos na carrinha em direcção a Braga. Estava convencida que ainda sabia onde ficava aquela porra mas o que é certo é que andei por lá perto mas dar com o sítio é que nada. "Ah tu disseste que sabias!" dizia-me 400 vezes o meu pai farto de andar às voltas e agora com a noção que íamos perder um dia inteiro naquilo... Ele parou e eu fui a um café perguntar "Vira aqui à esquerda e depois logo à direita e já lá está. Fica no prédio mesmo atrás deste." Eu sabia que andava perto e o mais caricato é que mal chegamos lá diz o meu pai "Ai é aqui o IMTT? Eu já vim cá por causa da multa que apanhei há uns anos atrás mas não era este nome!" e a seguir a minha mãe "Podias ter dito! Eu sabia o sítio! Foi aqui que fiz o meu exame de código e de condução!" Haja paciência!
Chegamos e eu fui logo adiantar o serviço e tirar a senha. Era o A035, o que não me pareceu mal, até olhar para o painel e ver A005. Paniquei. 30 pessoas à minha frente e já eram 10 horas! Que remédio tive eu se não esperar.
Como estava tudo atulhado de povo, vi-me obrigada a ficar bem junto à máquina de tirar as senhas com o meu pai e maldita a hora! Vinha um senhor "Qual é a senha que tiro? Quero fazer isto e aquilo" "É a senha A", vem outro "Vim renovar a carta, qual é a senha?", "É a A". Mas eis que entra uma senhora já nos seus 60 e muitos anos, muito bem vestida e arranjada, e muito simpática. Lê as informações afixadas na parede a explicar qual é a senha que o utente deve escolher para o seu caso, super concentrada, e depois escolhe a senha B. Vai-se sentar. Uns 10 minutos depois levanta-se e vem à minha beira "Oh menina, desculpe lá, mas eu queria saber se tirei a senha correcta. Quero renovar a minha carta e tirei a B, é essa?" Nas informações que a senhora estava a ler dizia explicitamente "Condutores - senha A" para renovações, alteração de moradas, ... e a senhora escolhe a B. Expliquei-lhe que não era esse o balcão e que teria de tirar um novo ticket. A senhora, muito agradecida, volta para o lugar com um A040 e muitos. Um 15 minutos depois, volta à minha beira "A menina tem a certeza que é a senha A? Posso deitar a B fora?" e eu, com muita paciência, expliquei-lhe que sim, que podia, porque a senha B é para os veículos, ou seja, para legalizar peças ou tratar de assuntos relacionados com os veículos e a A é directamente com os condutores. Não havia muito que enganar. Convenceu-se, deitou fora a senha B, agradeceu-me e foi para o lugar. Uma hora depois veio à minha beira perguntar se havia casas de banho.
Já depois de muita espera, eu e a minha mãe estávamos a observar um casal com 20 e tal anos que estiveram para cima de meia hora para preencher um papel qualquer, e mexe num cartão, mexe no B.I., mexe no papel, e escreve, e risca, e pensa e pousa a caneta, e questionam-se entre os dois... Resumindo e concluindo, depois de tanto tempo e esforço saíram sem preencher nem entregar o papel.
Ainda à espera, chega um senhor à beira do meu pai e pergunta-lhe que senha tem de tirar e começa a contar a sua história: comprou um carro, legalizou-o e passado pouco tempo a polícia veio a sua casa apreendê-lo, juntamente com os documentos alegando que era um carro roubado. Ele estava lá para tirar o carro do seu nome. Uma confusão. O meu pai lá o ajudou. Depois desse, houve imensos que pediram ajuda. ERA SÓ LER, PORRA!!!
Entretanto ouvia-se o funcionário a explicar a uma senhora ao balcão que não podia ter dois nomes! Que na carta e o B.I. tinha de constar o mesmo nome (ou qualquer coisa do género) e esteve uns 45 minutos nisto.
Finalmente, e depois de uma senhora muito simpática nos ter dado a senha do marido que já lá não estava, o A032, fomos atendidos. O senhor funcionário deu-me um papel para preencher e só depois percebi que esse era igual ao que o casal tentou fazer mas em vão. Fiquei com pena deles.
Era meio dia menos qualquer coisa quando saímos. Tenho licença ate fins de Junho e o meu pai até fins de Agosto. Espero que venha a minha carta até lá porque não quero perder outra manhã enfiada no IMTT! Credo!

Sem comentários: