terça-feira, 19 de junho de 2012

Joana Vasconcelos em Versalhes, isto sim é Orgulho Nacional

Como alguns sabem, sou estudante de artes e aspirante a artista e obviamente não poderia deixar de frisar este orgulho nacional que é ter a NOSSA Joana Vasconcelos a expor a sua (já vasta) obra nada mais nada menos que no palácio de Versailles! Ah pois é! E digo mais: é a PRIMEIRA MULHER, PRIMEIRA PORTUGUESA e a artista MAIS JOVEM a expor naquele lugar magnífico.
O meu coração encheu-se de orgulho ao ver a notícia e por eu ser assim uma big fã dela há bastante tempo ainda aumentou o inchaço no meu peito. Era das artistas portuguesas que gostava de conhecer, de observá-la a trabalhar de partilhar ideias (ela e a Paula Rego) até porque acho que temos uma linha de raciocínio muito idêntica, ideias práticas e cheias de significados e de mensagens. Quando tenho propostas de trabalhos, essa é a base do meu pensamento: "O que eu quero dizer com isto?" e a Joana também.
Não procura o mais fácil nem procura seguir o exemplo de ninguém, é autentica e genuína e acima de tudo enaltece a tradição portuguesa levando-a ao expoente máximo da contemporaneidade.
Obviamente tenho obras favoritas e "A Noiva" é uma delas - como desconfio ser de muita gente - e qual não foi o meu espanto quando soube que aquela magnífica peça teria de ficar de fora da exposição por puder ferir susceptibilidades. A sério??? Os tampões ainda ferem susceptibilidades??? Não sabia disso, juro. Sempre gostei muito dos artistas porque achava que tinham sempre uma mentalidade muito à frente do seu tempo, um horizonte muito vasto, um espírito muito aberto, - e quando digo artistas também me refiro a amantes de arte - e hoje a minha teoria foi por água abaixo. Lamento muito o sucedido, assim como a Joana que refere o desmembramento da obra como se lhe fosse tirada uma parte do corpo.
Mas apesar disso, desejo o maior sucesso para a exposição e para a Joana que bem merece!

E VIVA PORTUGAL QUE AINDA TEM TALENTO E ESTÁ A DEMONSTRÁ-LO AO MUNDO!!!


Algumas das obras expostas no Palácio de Versalhes:


Estas duas peças são o contraste entre a mulher (na primeira imagem) e o homem (na segunda).


Obra dedicada a todas as rainhas e amantes que passaram por aquele quarto. Em especial, dedicada a Maria Antonieta.

A obra mais emblemática da Joana.




Outras obras da artista:


Esta fotografia foi tirada por mim à porta do Museu Colecção Berardo



Feito com comprimidos - pílulas se não me engano.

Wash and Go. Das obras mais giras e mais antigas da artista.
A piada está quando estão a rodar.





E aqui está "A Noiva", a peça que ficou excluída da exposição.
Uma pena, não é?





Sem comentários: