segunda-feira, 16 de julho de 2012

Como ser inteligente na época dos saldos

Chegou a época dos saldos e chegou a época da desgraceira para muito boa gente que entra nas lojas e ilude-se com as peças e os seus respectivos preços. É preciso ter-se muito controlo para não irmos em direcção ao pecado, à tentação e trazermos uns sapatos lindos de morrer cor de burro quando foge que não dá com absolutamente nadinha que temos no nosso armário e acabam encostaditos a um canto sem ver a luz do dia e nós sem o dinheirinho no bolso, que tanta falta nos faz. O problema nesta altura é mesmo saber o que precisamos e mantermos um objectivo fixo mesmo quando as lojas nos tentam desviar do nosso caminho e acima de tudo tentar ao máximo fazer compras inteligentes, isto é, peças com um bom preço e que combinem com as restantes no armário. O segredo dos saldos é ir com uma ideia pré definida do que se precisa e aproveitar os básicos e só no fim, depois de todas as necessidades estarem adquiridas e se o dinheiro sobrar, investir numa ou várias peças mais extravagantes (um vestido de cerimónia, uns sapatos muito altos que sabemos que não são para usar no dia a dia, uma clutch, uma jóia mais arrojada,...).
Este deveria ser o pensamento das pessoas que vão aos tão desejados saldos, mas esta não é a realidade. Conclusão: um monte de peças que não vão ser usadas, dinheiro gasto e as necessidades continuam presentes no armário.


Mas então, como contornar, com inteligência, os saldos?

1º - Saber o que realmente precisamos.
2º - Fazer uma lista com tudo descriminado para não haver hesitações na altura da compra.
3º - Nunca fazer uma compra sem primeiro experimentar. Há peças lindíssimas e que não nos ficam bem, temos de aceitar isso. Quanto melhor nos ficar a peça, mais vezes a vamos usar e melhor nos vamos sentir, logo, o dinheiro gasto é recompensado.
4º - Caso seja facilmente influenciável, talvez o melhor é ir sozinha. Assim saberá exactamente o que gosta sem que ninguém dê outra opinião. Mas por outro lado, se achar que tem uma amiga que dá bons conselhos e sabe do que gosta, porque não irem juntas e passarem uma bela tarde?
5º - Tente fazer compras numa altura de pouca confusão (manhãs, durante a hora do jantar) para que a sua paciência não se esgote e desate a comprar o que não deve.
6º - Nunca comprar nada porque está triste e precisa de algo para a animar. Essas aquisições normalmente nunca têm um final feliz.
7º - Ir com tempo e paciência.
8º - Comprar apenas se for o seu número/tamanho. Não se iluda com pensamentos "Eu vou emagrecer e já vou caber nisto".

Isto tudo é muito bonito mas a verdade é que muitas mulheres sentem que têm demasiada roupa e nada que possam vestir. Isto acontece muito frequentemente porque há falhas no armário. Isto é, faltam peças básicas indispensáveis para que o coordenado resulte. Esse é outro erro nos saldos: compramos tudo menos peças básicas esquecendo-nos que esta é a melhor altura para o fazer.


Mas como sabemos o que nos falta? Tudo começa na arrumação do armário. Essa tarefa é muito importante porque por vezes, na correria do dia a dia, há peças que vão ficando para trás ou estão dentro de caixas ou gavetas e que já nem nos lembramos mas que nos fazem muita falta. Arrumar o armário tem que se lhe diga e não basta apenas pôr as coisas direitinhas e no sítio. É muito mais do que isso e acreditem que depois de feito, é meio caminho andado para fazerem excelentes compras nos saldos.

Mas como arrumar o nosso armário?

- Separar é a palavra de ordem. Separar o que nos fica bem, o que nos serve, o que usamos diariamente e esporadicamente (roupas, sapatos, malas, jóias de festa), o que está em bom estado.
- O que não nos fica bem, o que não nos serve e o que já não usamos se estiver em boas condições podemos doar a uma (ou várias) instituição de solidariedade que de certeza vai agradecer imenso o gesto. No entanto, as que estão irremediavelmente danificadas (malhas que alargam, sarjas que vão perdendo a cor, t-shirts que têm aqueles buraquinhos chatos, peças rotas ou tingidas,...) vão para o lixo.
- Porém há peças que apesar de não estarem em perfeitas condições, não estão suficientemente más para irem para o lixo (blusas amareladas podem ser novamente tingidas de branco, botões podem ser cosidos, bainhas subidas,...) e por isso, depois de uma passagem pela costureira ou pela lavandaria, ficam como novas.
- Depois de tudo isto ficamos apenas com as peças valem a pena ficar. Mas agora vem outro tipo de separações: separar o que se usa diariamente do que se usa apenas em ocasiões especiais. Estas últimas podem ser arrumadas em caixas, por exemplo, o que irá conferir um aspecto mais divertido, bonito e organizado ao seu armário.

Zara Home

- As restantes peças, as que se usam diariamente devem ser expostas no roupeiro de forma funcional para que de manhã lhe seja possível visualizar toda a sua roupa facilitando a escolha. Para tornar essa exposição funcional deve ser organizada de maneira a que todos os casacos fiquem juntos, seguidos de todos os vestidos, depois todas as saias, calças, blusas e assim sucessivamente.
- Mas se ainda assim quiser ser mais organizada e facilitar a sua vida basta organizar as peças pelas suas cores.
- É importante que as peças mais delicadas sejam expostas sozinhas num cabide para que não se enruguem tão facilmente. Aliás, o ideal seria que cada peça tivesse o seu cabide mas a não ser possível, opte pelas essenciais.

E pronto, depois do armário estar organizado a sua vida tornou-se mais simples e as suas manhãs terríveis acabaram-se.

Contudo, e apesar de metade do trabalho já estar feito, ainda não sabemos aquilo que necessitamos de comprar nos saldos, aquilo que nos está a fazer falta, pois não?
Aí entra o seu gosto e a sua perspicácia no que toca a moda e coordenados felizes. Ou seja, cabe-lhe a si olhar para as suas peças e saber o que lhes falta para as complementar. Por vezes basta um colar arrojado ou um lenço estampado, uma blusa engraçada, ou pelo contrário, uma blusa básica, uma bijutaria mais simples, tudo depende do que tem dentro do seu armário.

Claro que vou voltar a falar no assunto. Temos pano para mangas. Quem sabe se ainda hoje não falo sobre as tais peças básicas.


Sem comentários: