domingo, 13 de janeiro de 2013

As flores da minha Vovó

Adoro peças vintage. Adoro reciclar. Adoro ver a reacção das pessoas quando digo que fui eu que alterei a peça, que já tem anos e anos. Adoro objectos com recordações. Adoro pormenores que fazem a diferença.

Este fim de semana foi triste. A árvore de Natal já se foi, já nos disse "Adeus, até Dezembro" e vi-a subir, ao colo do meu pai, para o sótão. Aquele espaço ficou vazio, e eu também ficava sempre que olhava e não via cor, não via luz, não via nada que me interessasse principalmente depois de ter a mesa de vidro que adoro e nada em cima que fizesse a diferença.
Durante as arrumações a minha mãe desencantou uma cesta com flores artificiais que era da minha avó. Tiveram o seu tempo, mas agora estavam gastas, sujas, velhas, sem vida nem interesse particular. "Vou deitar isto fora. Já não serve para nada" disse a minha mãe. Mas aquilo lembrava-me a minha vovó e sempre conheci aquela cesta da sala dela, mesmo assim, suja, velha, e sem vida, conseguia visualizá-la como se fosse ontem - e já vão tantos anos... Perguntei à minha mãe por um jarrinho pequenino (quase um copo) em vidro e fui buscá-lo. A minha mãe lavou-o porque estava sujo de estar guardado desde que me lembro, sem utilização nenhuma, enquanto que eu tirava as flores, uma a uma da cesta, cortava o pé de arame e colocava numa bacia com água e OMO para tirar aquele pó de cheiro a desuso.
Depois de secas ficaram lindas. Perfeitinhas, pequeninas, queridas. Aproveitei um laço que servia de enfeite à alça da cesta e usei-o para atar as flores nos pés, pus dentro da jarra em vidro e fiquei feliz com o resultado. Agora a minha avó senta-se ao meu lado, no sofá, todos os dias e o espaço tornou-se o meu cantinho preferido em toda a casa.




A vela foi oferecida à minha mãe no Natal e não podia ter melhor sítio para estar do que ali mesmo. A fotografia minha e do meu irmão é das minhas favoritas de sempre e a moldura é antiga em prata, as flores combinas na perfeição com a sala, o candeeiro - apesar de não ser fã dele, foram os meus pais que compraram - dá um toque descontraído e a mesa é super contemporânea.
Adoro estas combinações do moderno com clássico. Nós somos estes bocadinhos. Pelo menos eu sou feita destes pormenores.

Sem comentários: