terça-feira, 5 de março de 2013

O Moedinhas lixou-me bem

É verdade senhores, isto não fica por aqui.
Estou sempre a aprender.
Hoje depois das aulas era para ir buscar a minha mãe e irmos directas à clínica, mas como saí mais cedo decidi estacionar e ir ter com ela ao serviço em vez de esperar uma hora no carro. Eu já sou uma cliente habitual e todos me conhecem desde que usava fraldas, por isso, é como se estivesse em casa.
Só arranjei estacionamento nuns parquímetros - os mais próximos, porque estava a chover e eu sem guarda-chuva. Ainda não tinha saído do carro e já estava o Moedinhas a bater-me no vidro a perguntar-me quanto tempo ia demorar. "Ponha 1 hora, por favor". Não tencionava demorar tanto, mas nunca se sabe... Voltou rápido com o bilhetinho "Olhe, só pus meia-hora, mas não se preocupe que eu depois vou pondo sempre mais até a menina vir". Eu desconfiei, mas fiquei a sentir-me mal por estar a ser preconceituosa e nada me dizia que não podia confiar na boa-vontade daquele homem.
"Quanto é que é essa meia hora?" perguntei-lhe.
"Pode dar-me 1€."
Vi que a meia hora tinha custado 25 cêntimos, mas também pensei que se não lhe desse o dinheiro, ou se lhe desse o dinheiro certo que ele não iria pôr mais nenhum bilhete. Tinha a moeda e dei-lha. "Mas veja lá! Olhe que vou demorar à vontade mais de 30 minutos! Não quero chegar aqui e ter uma multa!"
"Esteja descansada! Está a desconfiar de mim?! Olhe, ainda agora acabei de pôr naquele carro e agora vou pôr neste."
E eu achei que estava a ser mazinha por estar a insistir, como se a desconfiar do homem, bondoso, que se dá a esse trabalho, mas a lucrar, claro. Deixei-o com o euro na mão e com o aviso.
Uma hora depois voltei. O homenzinho, nem vê-lo, mas estava a chover. "Não sejas má pessoa! Ele pôs o ticket e tu estás a ser preconceituosa sem motivo nenhum. Não tens idade nem educação para isso!".
Mal chego ao carro e ticket de grilo. Aquele ordinário não pôs mais tempo nenhum!!! E não é que podia ter uma multa senhores?! Pelo menos 30€ eram!!! Meia hora eram 25cent e eu dei-lhe 1€!!! Mesmo que tivesse posto mais meia hora, ainda lhe sobrava 50cent!
Fiquei triste. Nem tanto pela multa que poderia apanhar nem pelo dinheiro que lhe dei, mas por me ter apercebido que já não posso ser ingénua. Já não tenho idade para isso e não há muita gente a cumprir a palavra. O resultado é que para a próxima, quando vir outro Moedinha já não vou confiar nele, mesmo que até seja a pessoa mais honesta deste mundo.
Hoje, aquele homem deu-me uma desilusão maior do que ter a cara feita num bolo.

Claro que quando contei aos meus pais eles riram-se da minha ingenuidade e disseram "Nós avisamos-te como são as coisas, mas tu tens sempre a mania que toda a gente é honesta! Aprende Catarina, tu aprende! Por acaso não tiveste uma multa à tua espera, mas mesmo assim, é uma lição!"

E que lição, senhores...

Sem comentários: