quinta-feira, 28 de março de 2013

Quero mudar o meu estilo - 2


Como prometido, hoje venho falar-vos da minha maquilhagem de 5 minutos. É tão simples, tão fácil, tão descontraída que é impossível não ficar bem a alguém ou que alguém se sinta incapaz de a usar.

Começo por aplicar um bom creme hidratante, de preferência com proteção solar, quer seja Verão, quer seja Inverno. O pior que podemos fazer à pele - principalmente a do rosto, por ser mais delicada - é expô-la ao sol sem qualquer proteção. (Todas sabemos que o sol faz envelhecer a pele, certo?)

Uma dica: aplicar sempre de baixo para cima e nunca em sentido oposto. Queremos contrariar a gravidade e não ajudá-la!

Depois do creme bem espalhado, chegou a hora da base. Tenham em consideração que estão a usar o tom certo, com as características certas para a vossa pele. Uma boa base é meio caminho andado para uma boa maquilhagem. Não exagerem na dose. Apliquem pequenas quantidades em vários pontos do rosto (testa, maçãs, queixo, nariz) e vão espalhando utilizando a mesma dica que dei em cima. Tenham a certeza que está bem espalhada no pescoço e perto das orelhas. A pior coisa é notar-se o risco da base.
Sei que há quem não goste da base, quem não se dê com ela, mas é uma questão de fazerem as pazes, de encontrar a parceira ideal e irem-se habituando com o tempo.

P.S.: Podem usar uma esponja para espalhar a base. Há quem diga que ajuda. Eu não gosto. Gosto de usar as mãos. Mas vocês experimentem!

Depois da base vem o pó compacto. Porquê? Para dar um acabamento mais perfeito à pele e para eliminar aqueles brilhos desagradáveis que todas conhecemos de ginjeira. É importante que escolham, mais uma vez, o tom certo da vossa pele. Ninguém quer andar na rua a parecer que barrou a cara com barro, ou pior, com Nutella, pois não? Mas vê-se muitas por aí.

P.S.: Não confundir pó compacto com blush.

A seguir vem o rímel. Digo-vos que é o meu melhor amigo do estojo da maquilhagem. É aquele que levo no coração. Ele e o batom - dezenas deles, vá. Gosto de um olhar sedutor mas ainda assim natural, sem grandes artifícios, sem adicionar nada, apenas a exaltar o que já tenho. E é para isso que serve a maquilhagem, no meu ponto de vista, para mostrar o que temos de melhor e não para esconder o que temos de pior. Há que nos aceitar como somos!
Bem, sobre o rímel. Só uso preto. Não me convencem com os rímeis de cores estranhas. Uso tanto nas pestanas de cima como nas de baixo. Extra-volume, porque não fui abençoada com umas pestanas alongadas.

Não uso lápis/eyeliner porque não acho que me fique bem, ou melhor, fico muito diferente e, por isso, guardo-os para festas, se me apetecer. Só uso lápis preto.
Sombras idem-aspas. Mas apenas uso sombras pretas, brancas (para zonas estratégicas) e douradas.

Posso aplicar depois um pouco de blush, ou não, depende dos dias. Não o considero essencial.

Por mim, mas não menos importante (é a minha maquilhagem favorita e a que gasto mais dinheiro) o batom. Não arrisco cores em mais lado nenhum que não no batom. O meu favorito é o vermelho e as suas variações, mas ultimamente descobri um castanho que me tem arrebatado o coração. Tenho usado cada vez menos cor e usado tons neutros, da cor da pele, ou batom de cieiro. Não há regras aqui. Cada uma usa a cor que mais gosta e como toda a maquilhagem é simples, podemos usar uma cor bem forte (o mesmo não acontecia se aplicássemos sombra, por exemplo).

Eu considero esta fórmula de maquilhagem (creme + base + pó + rímel + batom) fácil, clean e ideal para o dia a dia. Não é elaborada, até porque não gosto de muita maquilhagem, nem mesmo em festas, mas é a essencial para parecermos frescas e bonitas mesmo às 8 da manhã.

Isto até pode parecer uma eternidade ao ler, mas acreditem que não é. Porque não tentam testar num dia que até estão por casa sem grande coisa para fazer? Tentem fazer o mais rápido possível e depois comprovem se tenho ou não razão!

Espero que tenham gostado deste post e que o tenham achado útil. Prometam-me que vão testar o que aqui está ;)

Sem comentários: