segunda-feira, 15 de abril de 2013

Um pouco de Cultura 2 - Leonardo da Vinci

E não é que um dos meus artistas favoritos de todos os tempos faz anos hoje? E que por isso hoje também se celebra o dia do desenhador? Claro que não podia deixar passar este momento tão importante, fiz pausa nos estudos e vim cá num instantinho para vos dizer umas coisas muito interessantes sobre o senhor.
A minha arte favorita - aquela que mais prazer me dá - é o desenho. Aqueles desenhos em guardanapos de papel que se fazem nas mesas de café ao pequeno almoço, aqueles que se fazem para explicar algo aos amigos, aqueles que saem no momento e nunca mais ficam iguais, por muito que se repitam. Gosto de desenhos pensados com o coração - mas sempre pensados. Gosto dos desenhos simples e diretos, os esquissos, os croquis de moda, os desenhos de início de uma ideia, do desenvolvimento de um projeto, são, definitivamente os meus favoritos. Gosto mais de ver os esboços dos artistas do que muitas vezes as suas obras de arte. Acho-os mais interessantes (com as devidas exceções, obviamente).

O mesmo acontece com as obras do génio do Renascimento, o pai da Arte Clássica e o rei dos sete (vinte?) ofícios. Nasceu a 15 de Abril de 1452 em Itália e morreu 67 anos depois em França. Foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, químico, botânico, cartógrafo, mecânico, escritor, poeta, músico, estudou a anatomia humana a fundo, entre várias outras coisas. Um homem absolutamente extraordinário! Apenas 15 das suas obras sobreviveram até aos dias de hoje e "Mona Lisa" e "A Última Ceia" são os mais famosos, mas felizmente os seus imensos cadernos de esboços sobreviveram em grande número
Há tanto para dizer sobre este senhor que parece que as palavras se fazem poucas - assim como o tempo - e por isso, no futuro, certamente irei abordar as obras do senhor novamente mas nas áreas da pintura, escultura e arquitetura (essa última um pouco desconhecida por parte do público).

Como tinha dito em cima, o que mais me atrai, na grande maioria das vezes, nas obras são os seus estudos. E Da Vinci não é exceção. Os seus desenhos são verdadeiras obras de arte não só para os olhos daqueles que percebem um pouquinho de desenho mas como os que são apreciadores sem um conhecimento técnico.




Esq. Auto-retrato
Dir. Homem de Vitrúvio



Mas também tenho uma sugestão para vos dar de um livro que adoro de coração, que felizmente tenho na minha secretária e que não dispenso passar-lhe os olhos de quando em vez. Tem alguns volumes, mas eu comprei aquele que mais me interessava - os desenhos e esboços.



Como podem ver (a mesma foto, mais uma vez!) o último é exatamente esse mesmo livro de imagens dos esboços do Leonardo Da Vinci.

Que me têm a dizer? Gostam das obras de Da Vinci ou nem por isso? Gostam deste post? Fiz com todo o gosto!
Muitos parabéns Leonardo, obrigada por nos dares os aviões!

Sem comentários: