segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ontem foi noite de cinema 14

Mais uma vez, como já sabem, não foi ontem que vi a seguinte lista de filmes... Foi durante toda a semana que passou.
São filmes que estavam na minha lista à tempo demais e decidi, por fim, vê-los. Não são clássicos nem sequer grandes nomes. Provavelmente a maioria de vocês nunca ouviu falar, mas isso até é um fator positivo, certo? Vamos lá então:

Eu comecei, com os meus 10 anos, a ler os livros de "adultos". Sim, ainda lia Harry Potter, mas isso já não me chegava. Passei para a leitura mais soft dos mais crescidos. Recomendaram-me Nicolas Sparks e eu confesso que devorei a grande maioria dos livros que tinham saído até então desse autor. É fácil de ler, é romântico, faz-nos sonhar e recria situações do quotidiano levando-nos a acreditar que o grande amor está no café que frequentamos ou desperta enquanto lavamos a loiça.
Este filme é baseado num dos seus romances que eu não li. Mas metia o Robert e aí eu tive mesmo de ver. Adiei até mais não, mas esta semana aconteceu.
Não estava com grandes expectativas, e ainda bem. Não amei e é daqueles filmes que daqui a dois meses já nem me vou lembrar que existe. Faz-nos pensar um bocado em relação à nossa gestão do tempo e ao tempo que dedicamos a quem amamos, mas não vai muito além disso. No fim fiquei triste, mas é um habitué do autor. Tem uma história romântica bonita, mas não é épica.
Gosto do Robert e da menina que faz de sua irmã no filme.

 Este era O filme que eu queria ver há anos... Nunca tinha tido a oportunidade. Ou porque estava com o namorado, ou com o irmão, ou com a mãe e nenhum deles estava muito interessados na história da Gabrielle Chanel. Eu, amante da Chanel e de toda a sua história, consumidora compulsiva de imagens e livros da sua biografia, apaixonada pela sua arte e pela sua personalidade, sabia que mais cedo ou mais tarde este filme teria de ser visto.
Sim, eu conheço muita da história desta Senhora - através de livros bibliográficos, de pesquisas na internet, artigos de revistas... - mas este filme pouco acrescentou aos meus conhecimentos. Em relação a isso, fiquei desiludida. Não foi muito além da informação que qualquer um consegue aceder na wikipédia. Todos sabem que ela esteve num colégio interno, que "Coco" era o nome que o seu pai lhe chamava, que queria ser bailarina e cantora, que começou com a arte dos chapéus, que desenhou as primeiras calças para mulheres, que morreu sozinha no Ritz, que conheceu o Picasso, que desenhou para as grandes celebridades da época... Enfim, todos sabem isso, mas o filme aborda mais a sua relação com Etienne Balsan, um milionário, e a sua paixão por Arthur Capel que veio a morrer num acidente de carro. Foi o único amor da vida de Chanel. Para quem gosta de história, o filme não acrescenta quase nada. Quem gosta de romance, vale a pena ver.
No entanto, todas as cenas do filme são esteticamente perfeitas. Cada objeto é cuidadosamente colocado naquela posição, a luz, a cor, tudo é lindo. Se apenas avaliasse a estética, o cenário, o guarda-roupa, o filme valeria 20 pontos (de 0 a 20, claro!). É de salientar o talento enorme da Audrey Tautou que mais uma vez não me desiludiu. Ainda assim, vale a pena, principalmente para aqueles que não conhecem a história desta mulher que mudou o mundo.

W.E. é um trocadilho que significa "Nós" e Wallis Simpson e Edward VIII. Para quem não sabe, foi dos romances mais famosos da história e, de facto, é uma bela história de amor. O príncipe que abdica do trono para ficar com o amor da sua vida. Ela, socialite americana e divorciada, ele herdeiro do trono do Reino Unido.
Este casal passou "as passas do algarve" para ficarem juntos e contra tudo e contra todos, chegaram a casar em França e não se separaram até ao fim.
O filme conta a história dos Duques de Windsor e paralelamente a história de um casal dos dias de hoje, com um casamento infeliz e que vivem em Nova York. É um romance bonito mas o filme é extenso demais. Há partes que não interessam e eram perfeitamente resumidas e outras que deveriam ser mais exploradas. Mas isto é apenas a minha opinião de leiga, claro!
No entanto, este filme é precisamente como o anterior, perfeito esteticamente. Tudo pensado ao pormenor e só quem vê é que entende, efetivamente, aquilo que estou a dizer. Vale a pena só por isso. Só pelos cenários, pelas decorações, pelos jardins, pelas roupas, pelas maquilhagem, cabelos, enfim, tudo é perfeito. A comparação de uma história amorosa com a outra, a casa os duques sempre iluminada e a escuridão na casa do casal da atualidade... Têm de ver, até porque não é muito comum a história ser contada a favor da Wallis. E a cena da dança dela é absolutamente fantástica!
Quem, como eu, já viu o "Discurso do Rei" vai achar muita graça a este filme porque vai ver a história contada da outra parte e vai conseguir ver as duas perspetivas e talvez chegar à conclusão que todos eles agiram por amor - uns, por amor à pátria e outros por amor à mulher/marido.
É também de salientar que foi realizado e produzido pela minha Madonna (mas eu estou a ser completamente imparcial na descrição!) e que para primeiro trabalho não está nada mal... Ai não, não!

E então, gostaram? Já viram algum destes filmes? Se sim, gostaram ou nem por isso? Concordam comigo? Vá, mandem para cá sugestões de mais filmes para eu ver. Daqueles mesmo bons.

P.S. Dispenso comédias, filmes de terror e ficção científica.