quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pormenores do Palácio da Ajuda

Já tinha comentado convosco que não foram só as obras da Joana Vasconcelos que me fizeram parar e fotografar para não esquecer o que vi. O palácio é uma obra de arte em si e os pormenores luxuosos em cada esquina são verdadeiramente surpreendentes. Todas as salas são diferentes, todos as as salas são magníficas.
Os lustres foram, sem sombra de dúvida, os que mais me fascinaram. Sempre tive lustres em casa (mais modestos do que os do palácio, como podem imaginar) e sempre os adorei. No entanto são uma chatice para limpar. Passava infinito tempo de pano e Ajax na mão a limpar cristal por cristal e mesmo assim parece que nunca ficavam perfeitos. Mas eu gostava tanto deles... Cansada desta vida a minha mãe decidiu arrumar com eles e foi colocado em toda a casa teto falso com focos. Problema resolvido. 
Quando vejo um lustre fico sempre maravilhada pelos jogos de luzes que fazem, pelo trabalhado, pelo brilho dos cristais, e digo-vos, os lustres do palácio verdadeiras obras de arte! São tão grandes, tão majestosos, que a sala não precisava de mais nada à volta.
Aqui estão as fotos dos que mais gostei:









E os tetos trabalhados senhores? Que coisa maravilhosa! Tudo num estado de conservação digna de um nobel!

Mas como nem só de lustres se fez a minha admiração, houve outras peças que me chamaram a atenção como estes lindos cadeirões (vocês sabem o quanto gosto destes cadeirões, não sabem?). 

 Ou desta banqueta em cerâmica. Sim, é exatamente o mesmo modelo que está agora na moda e que custa meio salário mínimo. Esta é toda florida, toda muito kitch mas muito bonita. Reconhecem?


 Se os lustres eram majestosos, as lareiras não lhes ficavam atrás. Normalmente com um quadro enorme por cima, relógios todos trabalhados, só para dar ainda mais destaque. E que linda é esta preciosidade... Ai, o que eu fazia com uma lareira destas...
P.S. Era da minha altura.

 Este é um arco que faz a passagem de uma sala para outra. Todo trabalhado.

 Os relógios eram todos lindos. Havia pelo menos um em cada sala e todos diferentes entre si.

Entendem agora quando eu digo que o palácio é feito de pormenores? Há pormenores em TODO o lado!

 Fiquei completamente apaixonada por este chão. Tão apaixonada que o fotografei primeiro do que a peça "Lilicoptère". Sim, eu devo ser a única pessoa que fotografa o chão e que se apaixona por um pavimento, mas afinal, eu sou uma pessoa que adora os pormenores, talvez mais do que tudo o resto.


Sem comentários: