domingo, 29 de dezembro de 2013

As Cinquenta Sombras Livre

Aviso à tripulação: quem ainda não leu e pretende ler este livro, por favor não continue a ler este post.

Acabei a trilogia mais famosa desde o Twilight. Gostei. O segundo livro é, de longe o melhor de todos (podem ler o post que escrevi aqui sobre ele). E podem ver o que escrevi sobre o primeiro livro aqui.
Este último tem umas 200 páginas a mais que em nada acrescentam à história. Não tem um fio condutor, tem uma estrutura mal pensada e tem MUITOS erros. De facto, este tem mesmo muitos erros. Honestamente as primeiras 200 páginas foram uma seca. Não aconteceu nadinha de nada. Uma seca. Mas é apenas a minha opinião, claro.
Achei tudo um bocado forçado. E o casamento? Praticamente não é mencionado. Os problemas do Christian deveriam ser bem mais explorados - havia ali pano para mangas. E depois a parte mais interessante seria a reação dele com o filho. Isso era engraçado de ver. Saber como é que ele se iria safar no papel de pai. Quase não é mencionado. Perdeu-se quase metade do livro a falar da lua de mel onde não acontece absolutamente nada de extraordinário. Mas mais uma vez, é apenas a minha opinião.

O problema que tiveram com o Jack Hyde é tão mas tão previsível que irrita. Mas gostei daquela cena toda do banco e dos telemóveis atirados ao caixote do lixo e a Ana no hospital - o Christian foi um fofo. Mas e a Elena? Não se fala mais na Elena. Acabou assim? Pensei que fosse ela que fosse a aliada do Jack mas depois incluíram a Elizabeth vinda de não sei onde. Confesso que nem sabia quem era. Tive que fazer um esforço grande para me recordar. Se metessem a Mrs. Robbinson ao barulho isso é que era fixe porque assim despachavam-se logo os dois de uma vez.

A coisa mais feia do livro foi a escolha do nome das pobres criaturas. Ted e Phoebe? A sério?! Provavelmente os nomes mais horríveis de sempre. Ella era poderoso. Seria uma excelente escolha. 

Gostei da última parte em que mostra o Christian em bebé no primeiro Natal com os Grey. No entanto, acho que não faz sentido no fim. Não acrescenta nada nem nos faz compreender melhor a história porque esta já foi contada antes. É só um momento fofo. Ponto. 
A repetição da primeira cena do primeiro livro vista pelo Christian é absolutamente desnecessária. Se ele foi atrás dela - e deu-lhe a entender que não foi um acaso, porque motivo teria de se reforçar o assunto? Já toda a gente tinha percebido que ele a perseguiu e que viu nela uma possível submissa e por isso é que foi ter com ela ao armazém onde trabalhava. Ponto. O que interessa para nós saber a visão dele se esta já foi mostrada de outra maneira? Não percebo...

Espero bem que tratem bem dos cenários quando passarem os livros para o filme. A casa grande tem de ser perfeita e o apartamento do Escala tem que ser o Christian. Vou ficar desiludida, eu sei. Tenho uma ideia muito fixa na minha cabeça.

Agora é só esperar pelo filme. Veremos como vão dar a volta ao último livro. Saberemos lá para 2037.

Enquanto esperamos, deixo-vos algumas imagens das filmagens do primeiro filme "As Cinquenta Sombras de Grey". Quem é amiga? ;)






Sticky&Raw
no Facebook e no Instagram
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: