sábado, 1 de fevereiro de 2014

Ontem foi noite de cinema 17

Já vi dois destes filmes há bastante tempo. Tenho a dizer, para começar, que são os três excelentes filmes que toda a gente deveria ver.
Vou deixar aqui a minha opinião de leiga e apenas de espectadora que nada tem de crítica profissional. Deixo também o conselho a todos: vejam estes filmes!

 O Mordomo
Excelente filme. É extenso mas tem dinâmica. Gostei bastante da naturalidade com que todas as personagens representaram. A Oprah esteve perfeita! A senhora é mesmo atriz...
Mas o que eu mais gostei deste filme foi do facto de mostrar os dois lados da moeda. Não defendeu só os "negros" nem só os "brancos". Mostra o bom e o mau dos dois lados e isso humanizou o filme. Não elevou esta luta pela igualdade ao nível utópico, porque, de facto, de utópica esta luta não tem nada. Aconteceram crimes dos dois lados, aconteceram ações bondosas e generosas por ambas as raças.
Gostei mesmo muito da honestidade do filme para o bom e para o mau. Os "negros" não eram todos vítimas e os "brancos" não eram todos uns bandidos sem coração.
Os cenários estavam perfeitos. Contextualizavam-nos perfeitamente na época (até porque o filme é um relato de uma vida, ou seja, vários anos se passam, várias modas...). Estranho é este filme não ter nenhuma nomeação para os Oscars o que é uma grande pena. Estaria, provavelmente, a torcer por ele.
Já vos disse que este tema para mim é muito caro. Sou extremamente sensível ao racismo. Assim como com o nazismo. E adoro ver tudo o que sai de qualidade sobre estes assuntos. "O Mordomo" está no topo ao lado de "As Serviçais" e de "Django Libertado".
Vale a pena ver, senhores, vale a pena ver!

 12 Anos Escravo
Eu nem sei como hei-de começar. Gostei do filme. Gostei mesmo. Mas estava à espera de bem melhor. Não sei bem mas pensei que este filme me fosse levar às lágrimas, que me fizesse entrar numa melancolia e ter raiva do que fizeram a estas pessoas. Isso não aconteceu com essa magnitude que eu estava à espera. O filme é muito extenso, mas ao contrário do de cima, tem cenas muito paradas. Um minuto ou mais apenas a focar a cara do protagonista não torna o filme mais dramático. Não para mim! Dois minutos do filme apenas com a imagem do protagonista de corda ao pescoço enquanto que as crianças brincam atrás dele indiferentes não traz mais carga emocional. Não para mim! Na minha opinião, o filme perde com estas cenas tão longas. Por outro lado ganha com as cenas realmente dramáticas como quando os escravos são chicoteados ou mortos porque sim, ou quando uma mãe é separada dos filhos porque o "patrão" não quis comprá-los também. É muito triste, é! Mostra o pior que um ser humano pode passar. Mostra o inferno. É um medo constante de morrer por um sabonete. É a imundice, a falta de escrúpulos, a falta de humanidade. Custa a crer que isto aconteceu mesmo, mas a verdade, é que aconteceu. E isso por si só já me emociona.
Talvez possa ter sido do dia em que vi o filme. A minha disposição é que poderia não ser a melhor. Prometo que irei voltar a vê-lo. Talvez mude a minha opinião.
O guarda-roupa é impecável! Mas mesmo pensado ao mais ínfimo pormenor. O cenário idem-aspas. É irónico porque parece um paraíso e os escravos que lá vivem estão no inferno.
Nota 20 ao Brad Pitt e à Lupita que fizeram um trabalho BRILHANTE! Ao protagonista de nome impronunciável desejo-lhe o Oscar. Apesar de querer muito que o DiCaprio ganhe também (quem diria que alguma vez iria escrever uma coisa destas, heim?).
Mais uma vez, vejam o filme. Vejam mesmo!

O Lobo de Wall Street
O filme que eu tinha mais curiosidade de ver. Adorei. Nada tem a ver com os anteriores. É um drama mas tão engraçado que me levou às lágrimas várias vezes. Mas é triste saber que isto aconteceu mesmo. Que houve alguém capaz de se destruir assim.
Não sou fã do DiCaprio (na verdade, não gosto mesmo nada dele) mas ele está um pedaço de mau caminho neste filme! É a minha queda por homens tipo Chuck Bass, sei lá. E a mulher dele? A segunda, claro! - a primeira parecia uma esfregona. Bem, se há mulheres jeitosas, ela está no topo. Minha nossa que mulher mais linda e jeitosa.
Adorei a narrativa. Cheia de dinâmica, de coisas novas a acontecer. Cenas rápidas e com sentido. Adorei a forma como foi filmado - os planos, os atores a dirigirem-se ao espectador, o modo câmara lenta em certas alturas... É um ótimo filme. É mesmo. E se o senhor Scorcese ganhasse 1€ por cada palavrão estaria rico antes deste sair para o cinema.
DiCaprio fantástico. Nota 20! Idem-aspas para o meu pequeno Matthew McConaughey que nem assim fica feio. A pequena Margot esteve muito bem e não é apenas uma cara linda e umas pernas jeitosas. Ela sabe representar.
Eu que nem gosto de barcos, não me importava nadinha de receber um Naomi. Lindo, lindo, lindo. O guarda-roupa é de babar! A casa é incrível!
E a cena dos comprimidos com 15 anos fez-me rir até chorar!
Vale a pena ver, senhores, vão adorar e levantar a moral em dois tempos!

Claro que não estou preparada para os Oscars. Falta-me no mínimo "O Clube de Dallas" e "A Golpada Americana" que não passa desta semana.

Sticky&Raw
no Facebook e no Instagram
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: