segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Básicos Essenciais para os Meninos

O meu bichinho ainda não está saudável e as maleitas continuam a aparecer-lhe. Coitadinho, está a precisar de meter os papeis para a reforma. Trabalhou que se fartou durante estes longos 6 (!!!) anos. Trabalhou praticamente todos os dias. Diz o senhor doutor que não sabe como é que ele aguenta tanta informação que tem lá dentro. Não lhe dou sossego, lá isso é verdade.

Mas não foi sobre o pequeno que vim falar hoje. Hoje vim falar especialmente para os meninos que estão desse lado. Já agora, está algum menino desse lado?
Falo várias vezes sobre os essenciais a ter num guarda roupa. Aquelas peças importantíssimas que sem elas pouco ou nada podemos fazer para ter um bom look. São a nossa base e a nossa salvação nos dias em que não nos apetece escolher criteriosamente aquilo que queremos vestir. Mas nunca fiz isso com o guarda roupa masculino. E eu sou pela igualdade de direitos.
Por isso, hoje decidi escrever um post sobre os essenciais, os básicos, as peças de todos os dias que os meninos devem ter sempre no armário e em duplicado (ou mais).

Calças
As calças são importantíssimas no look dos rapazes porque eles não usam saias nem vestidos, por isso, estão limitados a esta peça ou aos calções no verão. É então importante que apostem em bons cortes, em cores neutras e que combinem bem com as outras peças no armário. 
Claro que a ganga é sempre o porto seguro e a preferida da maioria. Eu prefiro a ganga escura e sem lavagem. As calças mais simples que houver na loja e de corte direito. É importante que subam as calças, se necessário, à medida. Não caiam no erro de as deixar dobradas em baixo ou demasiado compridas. Vão parecer mais gordos e baixinhos do que são na realidade e ninguém quer isso, pois não? 
Mas a ganga não é a única opção. Eu sou muito fã das calças de sarja em azul escuro, bege (muita atenção com o tom de bege! Há por aí uns bem foleiros!), verde escuro, bordô... Enfim, mas aqui só mostro os básicos dos básicos e os que conjugam com quase tudo. Estas calças bege tanto podem ser muito clássicas como muito descontraídas, depende do vosso toque pessoal. Quanto aos truques na altura de comprar, vejam se assenta bem, como ficam os bolsos, se o material é bom, se a cor é a certa e subam as calças!
Os calções dão por si só um look mais descontraído. Mas se forem em sarja ficam com aquele toque bem elegante e perfeito para ocasiões mais formais no verão. São sempre uma boa aquisição e um essencial no armário! Pessoalmente não sou nada fã de ver rapazes em calções de ganga. Há muito poucos a quem ficam bem e muito poucos calções que valham a pena. Mas isso é mesmo só a minha opinião! Se gostarem, apostem que também é um básico tal como as calças de ganga.

T-shirts
Claro que roupeiro que é roupeiro tem que ter pelo menos meia dúzia de t-shirts. E escolham t-shirts básicas - pretas, azuis, brancas, cinzentas,... as cores que mais gostarem - e escolham t-shirts com prints e estampados interessantes. São básicas e são divertidas.
Mas se quiserem dar um toque mais cuidado e mais formal - ainda que dentro do estilo informal - então precisam de pólos. E escolham as cores que gostarem mais. Eu aconselho as cores neutras como o verde escuro, o preto, o cinza, o branco, o azul escuro, o bordeux...
As riscas são sempre neutras, não se esqueçam!

Camisas
Mas acho que todos os meninos deveriam ter pelo menos uma camisa boa e bonita no armário. Eu aconselho sempre o azul porque não costumo gostar muito de ver camisa branca no contexto errado. Resumindo, acho que a camisa branca é do mais chique que há se for bem combinada, se for uma boa camisa, se assentar como uma luva.
Se ainda não têm a certeza de como a usar nem como a escolher, optem pela azul que é mais descontraída mas igualmente elegante.
Uma camisa de ganga faz quase o mesmo que um pólo ou uma t-shirt porque é informal mas é muito cool. Menos quando são demasiado justas - assim são só parolas. Esqueçam as roupas justíssimas, não fica bem.

Camisolas
As camisolas de malha são mesmo um básico essencial. Escolham bem a malha e vale a pena apostar mais um bocadinho no material e ter a certeza que na primeira lavagem não encolhem/alargam ou ficam cheias de borboto - toda a gente conhece essa realidade, certo?
Quanto às cores, escolham uma neutra, que fique bem com as t-shirts, calças, camisas... E uma cor que gostem. Escolham também o ponto que mais gostam. Eu sei que sou muito exigente, mas o que é certo é que ando há dois invernos à procura da camisola de malha perfeita e não encontro. Nem caras nem baratas. Se encontrarem a ideal, agarrem-se a ela porque vai ser a vossa melhor amiga no tempo mais frio.
Os casacos de malha são uma alternativa ou não. Podem ter ambos no armário. As exigências de escolha são as mesmas das camisolas. Fica ao vosso critério.

Casacos
Chegamos à parte que gosto mais. Os casacos. Eu acho que no inverno os casacos são a primeira impressão que damos, são os que causam mais impacto e são aqueles que nos acompanham diariamente durante uma ou duas estações inteirinhas. Assim temos que escolher com cabeça até porque são as peças mais caras - normalmente - que temos no armário.
Para um rapaz, se tivesse que escolher, escolhia estes três porque todos têm funções diferentes. O primeiro é um impermeável para a chuva mas ao mesmo tempo é giro, é descontraído, é casual. Também podia ter escolhido a gabardine, mas acho que este modelo é mais consensual. O segundo é um sobretudo para os dias de frio porque o material é bem quentinho e o corte é elegante, o tom é neutro e é um modelo que nunca passa de moda. É intemporal. Aconselho este modelo a quem é alto. Os mais baixinhos escolham um mais curto, pela altura da anca mais ou menos. E o terceiro é um blazer para os dias que nem está assim muito frio nem chuva, para a meia estação, para alturas mais formais ou simplesmente para usar por baixo do segundo casaco, por exemplo.

Acessórios
A verdade é que a maioria dos rapazes não usa mais acessórios do que estes que mostro na imagem. Eu escolhi um cinto castanho que combina com tudo e não é tão básico quanto isso. Tem um trabalhado bonito e tanto pode ser usado para looks descontraídos como mais formais. Os óculos de sol são estilo Ray Ban Masterclub e são dos meus modelos favoritos.
O calçado é talvez onde os rapazes costumam apostar mais na irreverência - principalmente com as sapatilhas florescentes ou com todas as cores do mundo misturadas, uma maravilha. Eu aconselho as sapatilhas para o dia a dia, claro. São confortáveis e estas são muito elegantes, neutras, versáteis e bonitas. Os sapatos são para os looks mais formais mas tem um toque moderno e irreverente.

Espero que tenham gostado e que tenham tirado notas. Aposto que esta lista vos vai ajudar a dar um upgrade ao vosso estilo e na altura de fazer compras, já têm umas luzes sobre aquilo que precisam. Se forem espertos vão aos saldos à procura de algumas peças deste género. Encontram verdadeiros tesouros no meio dos montes. Se precisarem, peçam ajuda a amigas, mãe, irmã ou namorada.


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: