domingo, 19 de outubro de 2014

Jamie Oliver

Penso que não é segredo para ninguém que sou fã do Jamie Oliver, o mundialmente famoso chef de cozinha.
É discutível a forma como ele cozinha. Prefere as mãos aos talheres, não os lava convenientemente, apresenta os seus pratos em tábuas de madeira ou em loiça diferente uma da outra... Não é, de todo, convencional. E eu adoro.

Detestava cozinhar (olha outra coisa que não é novidade para ninguém) e detestava sequer pensar nisso. Mas aí viciei-me em 24 Kitchen e, particularmente, nos programas do Jamie. Adoro TODOS. Inclusivé já comprei um livro dele. Eu. Comprei um livro de CULINÁRIA. O mundo deve estar para acabar.


Mas sabem porque é que eu gosto tanto do Jamie? Porque ele tem muito estilo, muita personalidade. E basta ver um único programa dele para perceber isso em 5 segundos. Mas não é só por isso. O Jamie privilegia sempre os produtos biológicos - ele próprio tem uma horta em casa - e é um dos maiores defensores da alteração dos hábitos alimentares nos Estados Unidos e no Reino Unido.

O Jamie criou um dos meus programas favoritos que adoraria, um dia, introduzir cá em Portugal. Chama-se Jamie Oliver's Food Revolution e consiste em implementar o hábito de comer frutas e legumes nas cantinas das escolas. Ele dirige-se às escolas e cozinha para as crianças. O projeto é bem mais complexo do que isto, mas a base é esta. É muito interessante perceber que as crianças não conhecem uma batata no seu estado natural (com casca) e pensam que as batatas crescem naturalmente cortadas aos palitos e já vêm fritas.


O mais interessante nele é que não tem medo de ser ridículo. Não se leva a sério. Não pensa no que os outros vão dizer.

Outro dos projetos que mais gosto dele é o do "Fifteen". O Fifteen é um projeto e um restaurante. O projeto começou em 2002, se não me engano, e consiste em "recrutar" anualmente quinze jovens problemáticos que abandonaram ou estão prestes a abandonar a escola. E há jovens com problemas familiares, com o álcool, criminosos, até... Há de tudo. E o Jamie ensina-os a serem chefs. E é no Fifteen onde podem encontrá-los a treinar e a servir pratos absolutamente fabulosos.

(A fachada do restaurante em Londres)

A decoração

O Jamie a ensinar os seus alunos na cozinha do restaurante.

O Jamie preocupa-se mesmo com os alunos. Quando faltam, quando estão desmotivados, quando querem desistir, o Jamie está lá para resolver os problemas.
Eu acho que não há melhor oportunidade do que esta para jovens com os problemas como o que estes têm. No fundo, é uma reinserção ou uma perspetiva de futuro muito mais brilhante para todos.
Faz falta disto cá em Portugal.

Mas não vos escrevi este post só porque sim.
A verdade é que eu tenho estado há muito para escrever sobre o Jamie, mas por um motivo ou por outro, nunca aconteceu.
Hoje, quando li esta notícia no jornal SOL tive mesmo que o fazer.

Quando li o título, percebi logo do que tratava o texto porque conheço o estilo do Jamie e percebi que seria para o programa em questão. No entanto, inúmeras pessoas não conhecem. E a notícia não foi bem recebida.

Cá está um bom assunto para ser debatido. 
Deverá um ex-condenado ter uma segunda oportunidade ou não?
Uns dizem que concordam, que todos temos que ter uma segunda oportunidade.
Outros dizem que é um ultraje dar outra oportunidade a esse criminoso.

Eu digo que concordo. O rapaz tinha 19 anos, já não era nenhuma criança e sabia o que estava a fazer, quando aconteceu a violação. Não o estou a desculpar. Mas já foi preso. Já esteve em liberdade condicional. Basicamente, já cumpriu a pena dele por esse erro horrível. Não conheço os contornos do caso. Não conheço o ambiente em que ele vive. Mas é um jovem. Tem uma vida pela frente. E se não começar por algum lado, nunca vai conseguir sustentar-se. E todos sabemos que daí até voltar à vida do crime é um passito. Também foi honesto e contou a sua história. O Jamie achou por bem contratá-lo. E eu acho muito bem. Alguém decidiu dar-lhe a mão nesta fase.

Uns dizem que o Jamie só faz isto para ter protagonismo.

E eu digo que talvez seja. Mas eu acho que não. Primeiro, porque já não precisa de mais protagonismo. Segundo, porque mesmo que precisasse, penso que não era este tipo de atenção que ele gostaria de atrair para o seu próprio restaurante. Terceiro, porque quem acompanha o projeto, quem vê os outros alunos e as suas histórias e quem conhece um bocadinho do Jamie Oliver, sabe que foi uma decisão "normal".

Outros dizem que ninguém garante que ele não vai voltar a cometer o mesmo crime.

E eu concordo com isso. Mas não me parece que é numa cozinha de um dos chefes mais famosos do mundo sempre rodeado de câmaras que ele o vai fazer. Se estivesse em causa ele ir trabalhar para uma escola ou um infantário, aí eu ficava de pé atrás. Mas não dizia logo que não porque, lá está, não conheço o caso a fundo para tirar conclusões precipitadas.
O que lhe estão a "oferecer" (que não foi oferecido, ele teve que fazer testes e provar que até é bom para frequentar o curso) é uma oportunidade para cozinhar. Ponto.
Além disso, ninguém pode garantir nada. Mas nem com ele a trabalhar para o Jamie nem se ele continuasse em casa a ver televisão o dia todo. Quem é que garante que se o curso lhe fosse negado que ele não voltaria a violar?
Do mal o menos, não acham? Se não há garantia de nada, então ao menos vamos dar-lhe uma nova oportunidade!

Também há quem diga que o Jamie só contrata psicopatas.

Olha que chatice! Então o propósito do projeto não é mesmo integrar pessoas com problemas? Delinquentes? Psicopatas não. Mas delinquentes sim. É o propósito. Ele não procura pessoas de bem, com licenciaturas ou a estudar em colégios privados.


Bem, e o post já vai muito extenso. O que eu queria mesmo frisar é que todos merecemos uma segunda oportunidade. Desde que não prejudique ninguém, não vejo porque não o podemos fazer. Só com atitudes como as do Jamie é que podemos ter um mundo mais justo e mais positivo. Não adianta discriminar nem apartar os criminosos. Só quando percebermos isso é que vamos conseguir avançar.
Ah! E vejam os projetos do Jamie. Gostem ou não de culinária. Valem mesmo a pena!
E eu cada vez gosto mais dele.

Gostava de saber qual é a vossa opinião.
Concordam ou não concordam com a participação deste jovem neste projeto?

Bom domingo a todos!


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: