segunda-feira, 10 de novembro de 2014

[Ontem foi Noite de Cinema 21]

Tenho tantos filmes para vos falar que vou ter que encurtar a lista. Vai ter que ser.
Mas hoje vim falar-vos só de um filme. Porque eu acho que este filme merece um destaque muito especial.

[Fúria]
Nem sei bem por onde começar.
Já sabiam que eu queria muito ver este filme. Eu já sabia que dali só podia sair boa coisa. Adoro o tema, adoro o Brad Pitt. E chegava.
Mas foi bem melhor do que eu estava à espera. Mas não é um filme para todos, aviso já. Não há filtros. Mostra a guerra no seu pior. Sem piedade para com os homens.
O filme conta a história de um Sargento - Brad Pitt - e do seu grupo de camaradas e um tanque que têm como missão matar nazis. Tudo se passa em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha.
Se tivesse que descrevê-lo numa palavra escolhia "violento". Porque é mesmo. Tem imagens horrivelmente reais (suponho), onde a dignidade humana não existe naqueles sítios. Não há pena, não há piedade, não há tempo para cuidar dos feridos nem chorar os mortos. Há uma guerra para ganhar. É também muito violento emocionalmente. Ver homens no limite humano. As condições, a fé inabalável, a esperança, a preserverança, a vontade de viver, a camaradagem, a amizade e a coragem do tamanho dos tanques. Sem dúvida que são homens especiais estes que vão para a guerra.
Sendo um filme americano, mostra os americanos como os heróis e os nazis como os vilões. Apesar de no final mostrar um pouquinho o outro lado. Gostei daquele pormenor. Fez muita diferença. Fez toda a diferença.
O que posso dizer mais sobre este filme? Deixou-me colada à cadeira. Deixou-me a tremer. Deixou-me nervosa. Fez-me tapar os olhos (por causa dos cavalos).
É um filme que quero voltar a ver e que aconselho. Vale a pena pagar para o ver no cinema. E acho que é um forte candidato aos Oscars. Tenho grandes esperanças.
Quanto à técnica, o filme é maravilhoso. MARAVILHOSO MESMO! Pela primeira vez num filme vejo as personagens a sentarem-se à mesa e a comer até ao fim. Normalmente vê-se que fingem que comem ou a comida desaparece do prato miraculosamente. Foi um pormenor que reparei. As cenas dentro do tanque foram muito boas. A luz sempre sombria, sem nunca se ver o sol. Os cenários pareciam reais. Ao imaginar um cenário de guerra, seria exatamente como aquele. Aquelas piadas em alturas mais tensas são mesmo engraçadas e servem para descomprimir quando tem que ser. Genial.

Claro que queria muito ver o filme. Sabia que ia ser bom. Não sabia que ia ser tão bom.
Vejam, a sério! E apostem no cinema.


[Sticky and Raw]
Facebook | Instagram |
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: