sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

[Arrumar o Closet]

Sou uma pessoa desorganizada por natureza. Não perco muito tempo a arrumar e prefiro estar estendida no sofá (ou a fazer uma bricolage, não é pela preguiça!) do que estar a arrumar.
Só tenho duas exceções a esta regra: gosto de ter o closet impecavelmente arrumado e organizado e também as ideias.

Por isso, hoje foi dia de arrumar o closet. Que bem precisava. Descobri um top que andava perdido desde agosto - tinha-o dado como esquecido na casa do Algarve -, roupas giras que já não me lembrava que as tinha, que afinal tinha mais camisolas de malha do que pensava e que tinha lingerie prontinha a ir para o lixo (um saco do Continente cheiinho para ser mais precisa).
Despachei roupas que já não uso por me estarem largas. Deitei fora umas quantas peças por já não estarem em condições de serem usadas. Separei umas quantas peças que estão ótimas, que me servem mas que já não uso na rua e então passaram para a secção homewear.

O meu roupeiro divide-se em duas portas. 

Uma tem a roupa toda. As camisas, os tops, os vestidos, as saias, as calças, cardigans... estão todos pendurados. Na primeira gaveta tenho as t-shirts e os tank-tops. Na segunda gaveta tinha todo um conjunto de peças misturadas como mais saias, camisolas de malha, camisolas de curso, calções, incluindo calções de praia (wtf?) e na última gaveta tinha tudo e não tinha nada. Ou seja, tinha três necessaires, os biquinis todos espalhados, um vestido de praia e uma túnica. E uns sacos plásticos (wtf parte II?).

Assim, tirei tudo do roupeiro. E quando digo tudo, é mesmo tudo.
A minha coleção de blusas brancas - descobri mais tarde que faltavam duas.

Quase todas as blusas e camisas.

As minhas calças - tenho pouquinhas porque eu sou mesmo rapariga de vestidos e de saias. Tanto de verão como de inverno.

O total - blusas, camisas e vestidos.

As camisolas de malha todas direitinhas. Tão lindas, em degradê...

Mas também tenho, nesse mesmo lado do roupeiro, todos os acessórios como cintos, lenços, luvas, chapéus, cachecóis...
Os lenços e cachecóis estavam "arrumados" assim:

 Sim, isto são só lenços, echarpes, cachecóis... Alguns são herdados da vovó e há outros tantos no roupeiro da mãe.

Então comecei a organizar tudo.

1. Limpei as gavetas.
2. Forrei-as de novo.
3. Pensei o que queria pôr em cada gaveta. Então na de baixo de todo ficaram as peças de verão que eu gosto de ter sempre perto, para uma emergência (ahahahahah!). Os biquinis, que são as peças mais chatas para arrumar, enfiei-os direitinhos numa... saca do pão! E o resultado foi este:
E as restantes peças como os vestidos, os calções, os tops, as túnicas, as calças, foram-lhes fazer companhia:
E é assim que se guarda o verão numa só gaveta.
Na gaveta do meio ficou destinada para as malhas - camisolas e cardigans que estavam a ocupar demasiado espaço porque estavam todos pendurados em cabides.
E na primeira, ficaram todas as t-shirts e tank-tops mas todos arrumadinhos. Deitei uns quantos fora e só mantive aqueles que eu realmente uso.

Mas o pior foi organizar os inúmeros lenços. Eram muitos para continuar na caixa laranja.
Então tive duas ideias.
Mantive alguns na caixa.

Os cachecóis ficaram pendurados no cabide das calças que não uso.

E os lenços mais delicados noutro cabide para serem pendurados.
Assim, é mais fácil de escolher, não acham?

Quanto às peças que ficaram penduradas, comecei pelas camisas e blusas e organizei-as por cores. Dentro das cores, juntei as que usava com mais frequência e as que usava com menos frequência. Fiz o mesmo para os vestidos, para as calças e para as saias. E este foi o resultado final:
Fiquei até com mais espaço (porque me livrei de algumas peças e rentabilizei o espaço nas gavetas), os lenços e cachecóis servem para separar a roupa do dia-a-dia da roupa de festa - a pouca que tenho neste roupeiro. As calças de ganga, como são aquelas que estão sempre a ser mais usadas ficaram dobradas em baixo - muito mais prático! - e em degradê, como eu gosto.

Outra dica: Se tiverem peças com lantejoulas, guardem-nas viradas do avesso para que não se estraguem nem estraguem outras peças (como eu fiz com a minha saia).

O outro lado foi bem mais fácil porque das três gavetas, duas já estavam arrumadíssimas (a dos pijamas e a da roupa de exercício). Sobrava a gaveta da lingerie e das meias. Como já vos disse, deitei ao lixo um saco cheio de cuecas, tops, sutiãs e meias que já não tinham remédio. Às vezes, nem nos apercebemos do "lixo" que temos guardado.
Ficou uma gaveta impecável!

Depois veio a pior parte. Organizar toooooooooda uma porta só de casacos. E sacos/carteiras.
Comecei, mais uma vez, por tirar tudo de dentro do roupeiro e limpar tudo.
Podem não acreditar, mas ainda faltam aqui, pelo menos, cinco casacos.
Os sacos foram alinhados, direitinhos. Esta é a secção que mais me custa manter organizada porque é a que a minha mãe mais usa no meu roupeiro e ela de manhã tira umas três ou quatro e deixa-as espalhadas ou arruma-as mal. E eu nem sempre tenho paciência para voltar a pô-las direitinhas como eu gosto.
Faltam aqui meia dúzia porque um é o que estava a usar e esse fica sempre na cadeira, e os outros estão no roupeiro da minha mãe.

Quanto aos casacos, a minha ideia era mesmo deixar apenas os casacos que uso com mais frequência. Mas sabem o que acabou por acontecer? Trouxe mais dois para se juntarem à festa.
Não os vou contar. Não vale a pena. Lembram-se quando vos disse que não tinha a panca dos sapatos como todas as mulheres têm? Nem de carteiras. Nem de bijuteria. Muito menos de maquilhagem. A minha verdadeira pancada são os casacos. Para mim, nunca são demais. E fazem sempre um jeitaço!


Pronto, e esta tarefa rendeu-me toda a tarde e mais um bocado da noite. A minha sorte foi não ter que arrumar duas gavetas. Caso contrário, ainda estava a dobrar e a separar.
Este foi o resultado final. Espero que as dicas tenham sido úteis e que vos estimule a fazerem o mesmo! Boa sorte, juro que vale a pena. Até me apetece dormir com as portas do roupeiro abertas...


[Sticky&Raw]
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: