sexta-feira, 11 de setembro de 2015

[Aquecimento Central]

No verão queremos tudo branco, tudo leve, tudo meio despido e fresco na nossa casa. Queremos janelas abertas e fora com as carpetes no chão por causa da areia e as almofadas dos sofás por causa do calor. Queremos correntes de ar e portas abertas para o jardim. Queremos azuis e outros tons frios. Se fosse tudo branco é que era...

Mas agora vem o inverno e a casa parece cada vez mais fria, mais vazia, mais minimal e muito pouco aconchegante. E o orçamento para as obras é pouco ou inexistente.

Então é só preciso pesquisar um pouquinho, puxar pela cabeça e dar a volta à questão, certo?
Como é que vamos "aquecer" a nossa casa para a chegada do inverno sem gastar riiiios de dinheiro? Não, a resposta não é ligar a lareira. Essa é óbvia.

1. PINTEM
O ideal era pintar (ou colocar papel de parede). Este é um passo mais dispendioso mas também pode ser um excelente projeto DIY de fim de semana, não acham? Comecem por uma divisão e, se der resultado, passam para as seguintes.
Aconselho sempre dois tons: ou café com leite (mais ou menos o mesmo desta imagem) ou cinza claro. Eu sei que é um grande "WOOOW calma aí!" quando falamos em pintar paredes de outra cor que não branco, mas a verdade é que dá logo um grande upgrade à divisão. Torna-a imediatamente mais quente, mais aconchegante, mais confortável. E no verão, fica ótimo com uma decoração mais leve e fresca. Falo por experiência própria.
As riscas também são uma boa opção para quem quer preencher mais o espaço sem deixar definitivamente o branco. Escolham riscas em branco e café com leite ou branco e cinza. Fica LINDO.

2. "EMADEIREM"
A grande moda dos lacados brancos e das divisões meias alas hospitalares (que eu me rendi, confesso) é muito bonita no verão. As divisões parece que cheiram a fresco de tão límpidas e branquinhas que estão. Mas chega ao inverno e enregelam em menos de nada. Um conselho sábio (cof cof cof) é acrescentarem pormenores em madeira. Uma grande mesa de jantar, uma mesa de centro, uma moldura, pequenas peças aqui e ali... Vejam o exemplo desta sala. Parece quentinha, não parece? E no entanto está muito despida de tudo e muito exposta. Mas agora imaginem uma mesa branca com umas cadeiras em metal, por exemplo. O caso mudava de figura.

3. CUBRAM
Sim, cobrir. Cubram os vossos sofás com almofadas quentes (tons quentes, materiais quentes...), o vosso chão com carpetes de pelo (ainda que pelo curto para ser mais fácil de manter), as vossas camas com roupa quente e fofinha, comprem mantas de pelo e espalhem pelas poltronas, pela cama, sofás, cadeiras de escritório... O mesmo com as cortinas. Escolham tons mais quentes (o cinza é sempre o meu favorito - muito mais quente que o preto ou o branco).

4. PENDUREM
Uma sala com paredes vazias é uma sala mais despida, mais fria, mais despersonalizada. Por isso, toca a pendurar. Pendurem molduras com fotografias, com imagem que gostem, com capas de revistas, com frases, molduras vazias, molduras com espelhos, desenhos dos filhos, dos sobrinhos, desenhos vossos, a planta da vossa casa, um mapa mundo com os destinos de sonho e destinos que já visitaram, obras de arte, telas pintadas por vocês num DIY simples e eficaz que pesquisaram no YouTube, pratos, objetos que trouxeram de viagem, carpetes,... É só escolher.

5. ILUMINEM
O ideal era haver iluminação direcionada. Isto é, haver a iluminação geral (a de teto) para vermos tudo e depois termos iluminação pontual: um candeeiro de pé perto da poltrona para ligarmos quando estivéssemos a ler, um candeeiro ou dois em cima da consola como luz de presença... Por aí fora, já perceberam, não já? O que acontece é que muitas vezes não temos pontos de luz suficientes para criar esse ambiente. Então improvisamos. Podemos sempre recorrer às velas. Eu sou fã incondicional. Tenho velas em TODAS as divisões (incluíndo na casa de banho, juro) e ligo-as muitas vezes para criar ambiente e por causa do cheirinho bom. A divisão aquece imediatamente com aquela luz fraquinha mas quente e o ambiente torna-se mais acolhedor. E não há desculpas. Há velas a 50 cêntimos. Podem escolher velas altas, pequenas, redondas, quadradas... O que quiserem.
Outro conselho que dou (e isto é quase uma ordem, está bem?) é terem muita atenção à luz que usam nas vossas divisões. Passo a explicar: Para as divisões mais "técnicas" como a cozinha, a lavandaria e, por vezes (mas nem sempre), a casa de banho, optem por luz BRANCA. Como luz de laboratório, de hospital. É importante para vermos tudo - tanto a comida na cozinha, como o pelo escondido da sobrancelha na casa de banho ou a nódoa tímida da camisa na lavandaria.
Por outro lado, nos quartos, salas, halls e por aí fora, ou seja, divisões de convívio e descanso, descontração NUNCA usar luz branca mas sim luz AMARELA. É mesmo muito, muito importante.

Na altura em que estava a fazer obras em minha casa essa foi uma das exigências que fiz. Os meus pais riram-se na minha cara, disseram que era capricho, que não havia diferença nenhuma, mas pronto, o preço era o mesmo e fizeram-me a vontade. Claro que ninguém me deu razão. Ainda este ano, tivemos que mudar as luzes todas da minha sala e nesse dia eu não estava presente. Quando voltei a sala continuava com as luzes antigas. Perguntei porquê. Os meus pais disseram que o eletricista tinha estado lá e tinha colocado todas as luzes mas, quando as ligou, eram brancas e os meus pais odiaram e pediram-lhe para retirar tudo de novo e colocar luzes amarelas (que ficou para o dia seguinte). Deram-me razão e nunca mais gozaram comigo quando passo por um restaurante com luzes brancas na sala de jantar e eu digo "Nem dá vontade de entrar". Eles viram a diferença e agora compreendem. Milagre. Só queria que vocês vissem a diferença abismal que isso faz e também me dariam razão.

Agora quero que vão a correr ligar a luz da vossa sala. É amarela? Ótimo, bom trabalho. É branca? Então antes de mais nada toca a trocar isso tudo. Vão ver que depois desse trabalho já nem vão sentir a necessidade de pintar, nem de madeiras ou velas. Tudo vai ficar mais quentinho. Prometo!

Recapitulando:
Almofadas com cores e materiais quentes (H&M), mantinhas quentinhas (Ikea), Carpetes de pelo (ambas Ikea), móveis e outros pormenores em madeira (ambos Ikea).


[Sticky&Raw]
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: