quinta-feira, 10 de setembro de 2015

[Velhice]


Segunda começam as aulas para os caloiros. Lembro-me bem do meu ano de caloira (também só lá vão 3 anos, calma...) e foi mais do que perfeito. Apesar do mau humor e de ter encarado muito mal o facto de ter entrado na 2ª opção (que eu já estava mais do que à espera mas ainda assim custou...), não podia ter tido um ano melhor.

E é isso que espero para vocês que estão desse lado (???) e que vão começar esta nova aventura: que seja um percurso perfeito.
Não vou entrar em clichés nem dizer aquilo que vocês estão fartinhos de ouvir. Simplesmente vou dar-vos umas dicas que eu adoraria que me tivessem dado porque iria facilitar-me a vida. O mais certo é terem-me dito, eu é que achei que eram clichés e não liguei muito...

1. NÃO STRESSEM
É o melhor conselho que vos posso dar. Acreditem.
As coisas resolvem-se sozinhas. Vocês vão conhecer toda a gente em menos de uma semana (vai ser é complicado lembrarem-se de todos os nomes), 30% da universidade (ou mais) está exatamente na mesma situação que vocês e os restantes já por lá passaram e, na sua maioria, estão sempre dispostos a indicar-vos o melhor sitio para almoçar, o sitio do café mais barato, as cópias mais baratas e o nome do senhor que lá trabalha, onde fica o edifício das vossas aulas... Também vos vão falar das cadeiras, dos professores e dos funcionários da vossa faculdade. O que não conseguirem perceber ou apanhar, não se preocupem, chegam lá sozinhos sem dificuldade nenhuma em menos de nada.
Na segunda semana já estão a dormir na casa da colega de curso para não irem sozinhas para casa depois da ramboiada, já conhecem as salas de cor e já sabem o nome da senhora antipática do bar.
Tudo se resolve!

2. APROVEITEM TUDO
E quando digo tudo, é mesmo tudo. Vão aos jantares, vão às festas, conheçam pessoas doutros cursos, participem nas praxes, festejem esta nova fase como nunca festejaram. Apanhem bebedeiras (mas não é preciso cair em exageros!). Esta é a fase em que - se têm curiosidade de o fazer - o devem fazer. Não é quando tiverem 35 anos e mães de três putos ranhosos. Namorem. Namorem assim-assim. Entrem em dramas intensos e cheios de estórias divertidas... Façam amigos. Amigos para a vida. Mas não forcem as coisas. Quase de certeza que não vão acertar no vosso grupo de trabalho à primeira, mas depois de se conhecerem melhor, as coisas vão se encaminhando para o sítio certo, não se preocupem. Façam tudo, experimentem. Se não gostarem, não repitam, mas ao menos tentaram.
Mas quando digo para aproveitar tudo, também me refiro às aulas. Aproveitem bem os momentos, os conhecimentos incríveis que vão receber, partilhem, agarrem oportunidades. Precisam de voluntários, levantem o braço. Há conferências? Vão. Trabalhem a dobrar. Melhorem o que fizerem e trabalhem em grupo. Trabalhem o vosso trabalho em grupo. Bem que vão precisar.

3. FAÇAM PERGUNTAS
Se não perceberem, perguntem. Aos professores, aos colegas de turma, aos colegas mais velhos... Façam perguntas da matéria, do melhor sítio para ir beber um copo, do melhor restaurante para jantares de curso, das hierarquias, do sítio onde se compra senhas para a cantina... Perguntem. Mostrem curiosidade em tudo. Tanto para a matéria como para a vida académica.

4. EXPERIMENTEM
Sempre me disseram que a Universidade é o sítio das experiências. E é mesmo. Experimentem coisas novas. Novas formas de apresentar um trabalho, novas formas de fazer um trabalho, novas formas de estudar, de organizar, de fazer amigos. Experimentem tudo (calma, esqueçam lá as drogas e tabacos e essas coisas todas nocivas que nada acrescentam à vossa vida).
Experimentem porque se falharem ao menos já descobriram uma maneira de não fazer aquilo. Verdade?

5. DIVIRTAM-SE.
Vão haver momentos difíceis que só vos vai apetecer cortar os pulsos. Vão entrar em desespero e pensar que nunca na vida vão conseguir acabar tantos trabalhos, tantas tarefas, e ainda estudar para os testes e ir às aulas. E sabem que mais? Vão conseguir! Vão mesmo. Vão fazer sacrifícios e restabelecer prioridades, mas é normal. É necessário.
Acima de tudo divirtam-se. Tornem estes anos épicos. São os melhores, garanto-vos!

Agora aqui a velhinha vai ali para o cantinho chorar uma lágrimazinha porque já ninguém lhe devolve estes momentos de novo. E as saudades que já tenho dessa vida?


[Sticky&Raw]
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: