sexta-feira, 2 de outubro de 2015

[Ready, Set, Go]

Já falamos no outro dia que setembro e principalmente o início do outono é uma época muito propícia à organização, às trocas, à mudança. E o roupeiro não escapa. Chegou a hora de tirar os vestidinhos cai cai e os biquinis para dar lugar às camisolas quentinhas de malha e aos casacos grossos.
Mas calma, não vamos fazer isso à tola! Não é só tirar umas coisas e enfiar outras no roupeiro. Há técnicas e cuidados que devem de ter nessas transferências para conseguirem um closet organizado, estruturado, bem pensado e que não vos dê muitas dores de cabeça na altura de escolher a roupa de manhã.

1. SEPAREM
Primeiro certifiquem-se que as roupas todas de verão que vão ser guardadas estão em bom estado. Se há umas peças mais desgastadas que já não são muito aceitáveis na rua então não percam tempo. Deitem fora. Se houver peças que não usam, que já não gostam ou já não vos serve, então é uma boa ideia separar para dar a quem precisa. Tudo o resto, dobram direitinho, e arrumam em sacos, caixas, o que quiserem. Há peças que passam de estação para estação e que não se guardam como t-shirts, camisas, calças de ganga, blazers... Vocês sabem.

2. SELECIONEM
Depois de tirarem TUDO e de limparem o vosso roupeiro, de forrarem (se for necessário) as gavetas novamente, podem avançar para as roupas de meia estação e inverno. Espalhem por cima da cama. Escolham aquilo que deve ir para o roupeiro, que sabem que usam, que está em bom estado, que vos serve. Já sabem como é.

3. ANOTEM
Tomem nota das peças que vos falta. Estão servidas de camisolas quentinhas de malha e lã? Ótimo. E calças jeitosas? Também. Falta-vos um casaco quentinho em condições? Então apontem na vossa lista. E dumas botas também? Então é só escrever. Anotem os básicos que precisam e vão investindo neles aos poucos.

4. ORGANIZEM
Já sabem o que fica e o que vai. Agora vem a parte mais divertida. Comecem por separar as calças dos vestidos, das camisolas, tudo. Não se misturam. Dentro de cada tipo de peças organizem por cores (eu prefiro) ou por preferência - primeiro as que mais gostam e depois as que menos usam. Assim quando abrirem o roupeiro de manhã sabem exatamente onde está aquilo que procuram.


5. GUARDEM
Se têm peças especiais, para ocasiões especiais, o melhor é guardá-las direitinhas à espera do momento certo para sair. Não misturem vestidos de lantejoulas com camisolas de malha. Estragam um e outro em menos de nada. Peças especiais devem de ser guardadas ou, pelo menos, separadas da roupa do dia a dia. Quanto aos acessórios, arranjem uma caixa gira para as clutches cheias de lantejoulas ou todas bordadas... Enfim, que sejam delicadas, para as conservar melhor. O mesmo acontece com os sapatos e bijuteria. Assim têm a certeza que o que está no vosso campo de visão ao abrir o roupeiro são peças do dia a dia. Se precisarem de um toque especial, é só abrir as caixas.


Vão ver que depois desta trabalheira toda vão conseguir escolher melhor o que vestir todos os dias e em metade do tempo, vão saber exatamente o que têm no roupeiro e o que não têm e precisam de investir.
Quando estiver tudo arrumadinho, peguem na listinha onde foram apontando peças que vos falta, que devem de substituir e, mal possam, passem pelo shopping. Ao fazer as compras, apostem preferencialmente em peças de boa qualidade porque à partida vos assenta melhor e duram o dobro do tempo.


[Sticky&Raw]
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: