quarta-feira, 20 de abril de 2016

pensar alto

Cada vez tenho mais a certeza que se formos felizes, muito pouca coisa na vida nos vai aborrecer ao ponto de se tornar um problema grande. E a felicidade é uma opção. É mesmo. Acreditem em mim que eu sei do que falo. Há uns tempos tive um momento mau e eu tinha várias hipóteses. Escolhi que ia ser feliz. Sim, eu acordei um dia e decidi que ia ser feliz e todos os dias ia fazer por isso, com uma mente positiva (que nem sempre era o meu forte) e ia descomplicar (eu era a rainha da pressão em mim própria). E sabem que mais? Tem resultado muito bem. Os meus amigos já repararam e posso dizer-vos que estou muito mais tranquila agora.

No meio deste todo meu processo interior - sim, muito Comer, Orar, Amar mas sem sair do sítio - apercebi-me que é mesmo uma opção. E mais, há muita gente preocupada e chateada com coisas que não interessam nada, com o diz-que-disse, com a chuva, com o trânsito, com o que os outros acham, com o que os outros dizem ou vão pensar, com o trabalho... Pessoas que resmungam por tudo e por nada, com todos, porque fizeram muito ou porque fizeram pouco, porque repararam e comentaram ou porque não comentaram nada e nem sequer repararam... Porque estão infelizes na relação mas não querem desprender-se porque não sabem o que vão fazer sem a outra pessoa. Porque têm uma unha encravada ou porque o verniz lascou na pontinha. Pessoas aflitas porque não sabem o que vão vestir ou porque não conseguem comprar aquela peça na Zara este mês... Enfim, há um sem fim de coisas que consome a cabeça de várias pessoas diariamente. Depois há, claro, problemas realmente sérios que não podem ser ignorados e que realmente deixam as pessoas em baixo como doenças ou graves problemas financeiros.

Mas o que vos quero dizer hoje é que ser feliz é mesmo uma opção. E vocês podem escolher como eu escolhi. E garanto-vos que isso se vai notar na forma como tratam os outros, como enfrentam as dificuldades, como encaram o dia a dia e as situações mais aborrecidas, como mudam os vossos hábitos e a vossa forma de pensar. Vão começar a relativizar, a não ligar a pessoas que não interessam, vão aprender a filtrar pensamentos, a ter uma mente positiva e a acreditar que são capazes de mais e melhor. Ninguém tem paciência para alguém que está sempre a resmungar, sempre com problemas, que vê sempre mal em tudo, que complica, que não confia em si e nas suas capacidades, não acham?

Não estou a dar uma de moralista. Simplesmente estou a tentar dizer-vos que não é fácil, mas é um processo para ser feito aos pouquinhos. Mas constrói-se, não acontece naturalmente. Se conseguirem chegar a esse ponto - o ponto de tentar todos os dias - o vosso carro pode avariar no meio do nada às 5h da manhã que vocês vão lidar com isso com gargalhadas, podem estar no vosso grupo de amigos rodeadas de casais e vocês são o número ímpar e vocês próprias vão gozar com a situação, podem aprender a brincar com tudo, a ver tudo primeiramente por um lado positivo e brincalhão sem desvalorizar a importância do problema. Depois disso, quando os reais problemas chegarem, vão ter uma bagagem diferente para lidar com eles. Prometo.

Como eu digo, é um processo. Mas vale a pena cada esforço. Porque um dia, vai começar a ser natural. Não vivam infelizes, é um desperdício!



Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: