segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

quanto tempo tem o tempo

Decidimos em cima da hora ir para a Serra este fim de semana. Quitei-me com o que de mais quente tinha no roupeiro e foi a melhor decisão que tomei. O ar era tão frio que mesmo ao sol sentia a pontinha do nariz a gelar - não sentia o resto porque estava tudo devidamente coberto.

Foi um fim de semana desligada de tudo - sem internet, sem telemóveis (a não ser para tirar fotos), sem TV, sem jornais ou rádio, sem relógio... - só nós, a serra, a lareira, comida e conversa. E a paisagem de cortar a respiração de tão perfeita.

Depois do almoço fomos conhecer As Capuchinhas. São uma cooperativa constituída por 4 senhoras que trabalham o borel e o linho como ninguém. Têm peças artesanais lindas de morrer e a dona Ester, com paciência de santa, lá nos explicou todo o processo, desde a tecelagem até ao produto final. Fiquei encantada! Há peças que demoram uma semana a ficarem concluídas e já exportam até para o Japão!!!

Voltamos para a lareira não sem antes passarmos por cabras e pastores e cães de guarda, sem fazer amizade com um deles e sem andarmos a carregar lenha - faz tudo parte desta vida. A televisão que servia de barulho de fundo acabou por ser desligada. A conversa fluia naturalmente e não havia espaço para o silêncio. Durante a tarde fomos sempre petiscando, bebendo e metendo lenha na lareira. Ao jantar juntámo-nos a pessoas que não conhecíamos numa mesa comprida. A conversa foi tão boa que nem demos pelo tempo passar. Depois do cafézinho, do Porto (ou Limoncello para mim), vieram os Fados cantados e tocados ali mesmo à mesa. No fim, já cansadíssima, fui para o quarto. Achei eu que de madrugada. Quando olhei para o relógio era meia noite... Ali o tempo corria mais devagar, havia tempo para ter tempo. Era uma dimensão diferente... Fiquei encantada.

No dia seguinte deixámo-nos acordar naturalmente. Às 7h acordei mas deixei-me estar no quentinho dos lençóis no meio daquele quarto rústico. Às 10 horas levantei-me devagar, voltei a vestir camadas de roupa e saí para o pequeno almoço. Infelizmente tínhamos que voltar logo a seguir mas acabamos por sair às 13 horas. Prometemos voltar.
Era exatamente disto que eu estava a precisar!


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: