terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

oscars 2017

Claro que não me esqueci de falar sobre a cerimónia dos Oscars. Deixei passar esta enxurrada de comentários que houve em relação aos erros mas cá estou eu para deixar duas ou três notas sobre a noite em que dormi apenas 3 horas.

Despedi-me de vocês por volta das 4h da manhã no Facebook, mas depois pensei que nunca tinha perdido uma edição, que sempre consegui funcionar minimamente bem no dia seguinte, não me ia armar em menina e ir dormir. Não fui. Perdida por cem, perdida por mil. Enfiei-me nos cobertores e continuei a assistir à cerimónia na minha caminha. No final, estava a pôr um dedo dos grandes em em como o Moonlight ia ganhar quando anunciam "La La Laaaand!!!". Eu dei um salto - tipo choque elétrico - soltei um "fo**-se!!!" e desliguei a televisão amuada e em forma de protesto. Posto isto, já perceberam que só de manhã é que percebi que afinal o meu dedo estava a salvo...

Bom, mas vamos por partes.

A Red Carpet
Fraquinha, fraquinha, fraquinha. Mesmo do piorzinho que tenho visto nos últimos tempos. A Vikander deu-me uma facada no coração e as vedetas que costumam abrilhantar aquele momento não estiveram presentes - devem ter tido muito que fazer, devem...

Falhei redondamente nas minhas "previsões" da red carpet. Nem uma alminha seguiu as minhas instruções. Não percebo porquê... (ahahaha).

Bom, mas escrevi o post dos vestidos durante a cerimónia e ainda não tinha visto a "nossa" Carolina Patrocínio. Se tivesse visto antes, estaria no meu top. Por isso já estão a ver o nível - e não estou a dizer que a Carolina estava mal (estava muito bem, simples, mas em bom) mas o resto ficou muito abaixo das expectativas.

A Cerimónia
Foi interessante. O Jimmy Kimmel teve imensa graça, com as piadas certas na altura certa. Não se armou em parvo e conseguiu lidar bem com a última parte da cerimónia. Adorei a piada sobre a sobrevalorizada Meryl Streep. Well done Kimmel. Enfim, também gostei do facto de não ser um momento de descascar no Trump. Houve elegância na forma de abordarem esse assunto, quer pelo apresentador quer pelos discursos dos vencedores.

Os números musicais também foram bonitos e o espetáculo que o Justin Timberlake deu foi fenomenal. E super amoroso, quando terminou o seu "número" a dançar ao lado da sua esposa, Jessica Biel. Foram momentos animados e bem dispostos. Mesmo quando entrou aquele grupo de turistas, foi interessante ver a interação de alguns atores com essas pessoas. Quando caíram donuts do "céu" e quando o Jimmy Kimmel diz "larguem agora o café!" foi de rir. Tudo teve um encadeamento dinâmico e divertido, dentro do género.

Os Vencedores
Fiquei felicíssima com a vitória da Viola Davis e do Casey Affleck. Mesmo! Queria muito que esses dois levassem o Oscar para casa. Fiquei triste por não ser o Lucas a levar o Oscar de Melhor Ator Secundário, mas também já se estava mesmo a ver quem ia levar... E também foi muito bem entregue, sem dúvida. Já vos falei do sopapo que apanhei com o La La Land como Melhor Filme do ano. Cá para mim ninguém me tira da cabeça que isto foi tudo orquestrado por um conjunto de alminhas revoltadas com o final do filme. Deram-lhes esperanças, saltaram, cantaram, bateram palminhas e acreditaram no amor e no final... zásss... Uma estalada. La la la é a vida... Então pensaram "Ai é?! Então vocês vão ver como elas vos vão cair..." e trocaram os cartões só para no fim terem o prazer de lhes gritarem em uníssono "PLOT TWIIIIIST ASSHOOOOLES!!!" Gostei.

Mas agora falando a sério, foi chato, foi grave porque Moonlight viu o seu momento a ser roubado e La La Land só queria um buraquinho para se enfiar. Ficou tudo ali meio "Isto é a sério ou é uma piada?". Pronto, arruinou um bocadinho ali a noite. Mas vamos lá ter calma com os cavalos porque também ninguém se magoou, ninguém morreu, estão todos bem, todos foram celebrar a seguir, La La Land levou mais de uma mão cheia de Oscars para casa, estavam todos felizes e contentes... O que eu quero dizer é que não se dê demasiada importância ao que não merece ser visto como uma catástrofe. Foi um erro que podia ter acontecido a qualquer um (e um erro não tão difícil de acontecer) mas que aqui teve proporções enormes porque eram os Oscars e todo o mundo viu. Vamos só respirar e ter calma. São coisas que acontecem nesta vida. Já pediram desculpa. Agora vamos seguir em frente, pode ser? Ótimo.

Continuando, Moonlight levou o Oscar de Melhor Filme que eu preferia que tivesse sido entregue a Manchester by the Sea. Mas pronto, já levou o de Melhor Ator e de Melhor Argumento Original que são categorias importantíssimas. Moonlight também arrecadou mais duas estatuetas: de Melhor Ator Secundário e Melhor Argumento Adaptado.

La La Land limpou 6 Oscars sendo os dois principais os de Melhor Realizador e de Melhor Atriz Principal. Os restantes foram em áreas técnicas como Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Banda Sonora e Melhor Canção Original.

O Herói de Hacksaw Ridge levou muitas mais estatuetas do que as que eu esperava. 2, para ser mais específica: Melhor Montagem e Melhor Mistura de Som.

Zootrópolis ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação. Estava a torcer muito que ganhasse Vaiana. Não aconteceu. Infelizmente também, Arrival levou apenas um galardão na categoria de Melhor Edição Sonora. Acho que este filme mostra um novo caminho que a ficção científica pode seguir. Fiquei um bocado desiludida com o Oscar de Melhor Caracterização entregue a Suicide Squad. Parece-me que seria melhor entregue a Star Trek Beyond.

Para finalizar, a cerimónia foi bastante democrática nos nomeados e nos vencedores - nenhum filme levou uma enchente de prémios e poucos filmes sairam de mãos a abanar. Foi tudo bem distribuído e equilibrado. Estou muito curiosa para ver o vencedor do Melhor Filme Estrangeiro The Salesman (Irão), assim como a Melhor Curta Documental, The White Helmets. Também tenho que ver Lion, Loving, Florence Uma Diva Fora de Tom, Animais Noturnos, Zootrópolis, Mulheres do Século XX e A Lagosta.

Para o ano há mais :)


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: