terça-feira, 14 de março de 2017

e séries?


Já vos tinha dito que não sou muito de séries. Custa-me estar ali dependente de alguma coisa, à espera que lancem um novo episódio, uma nova temporada, enfim... Não é mesmo a minha cena. É por isso que eu prefiro sempre os filmes: em 2/3 horas vejo o que tenho que ver, tiro as minhas conclusões, faço as minhas reflexões e pronto, assunto arrumado. E tenho sempre a oportunidade de ver mais coisas, de conhecer mais. Uma série deixa-nos tão agarrados que não vemos mais nada para além do "próximo episódio".

Por isso, as séries têm que ser muito especiais para me prenderem ao ecrã. Algumas tentaram mas falharam redondamente como Orange is the New Black. Ok, vi quase a primeira temporada inteira e não me despertou nenhum interesse em particular. O mesmo se passou com Mr. Robot. Vi a primeira temporada inteira e metade da segunda. A primeira temporada ainda foi bem, mas a segunda começou a enrolar e eu já só bocejava. É provável que tenha melhorado bastante depois disso - mau era! - mas já perdi o interesse. Westworld foi a mais recente desilusão. Andava um sururu por aí que era incrível, a melhor coisinha do mundo e patatipatata mas metade da temporada vista e aquela porcaria não andava nem para a frente nem para trás. Não apreciei e deixei-a ficar num canto. Compreendo que o conceito seja interessante - apesar de não ser inteiramente inovador - mas não tem  dinâmica suficiente que uma série precisa.

Depois há AS séries. Aquelas que me deixam agarradas. Que me fazem contar os dias até sair o próximo episódio. Já vos falei de algumas das minhas favoritas como Game of Thrones, Breaking Bad ou até Prision Break. Depois há Narcos que teve das melhores primeiras temporadas que já vi. Mas agora estou receosa com a 2ª. Acho mesmo que a personagem do Pablito era a alma da série e agora quero ver para saber como é que a série vai continuar a sobreviver tão bem de saúde.


Bom, mas há uns tempos, num jantar de amigos, um deles disse-me que tinha mesmo que ver Black Mirror. Esteve uns 5 minutos a descrever a série e eu não percebi nada. Ele acabou por dizer que não conseguia explicar, mas que tinha mesmo que ver. E eu, bem mandada, assim o fiz. Adorei! Senhores, adorei! E sabem porquê? Primeiro porque cada episódio tem uma história independente de todos os outros. O tema, o elenco, o estilo, nada é igual. Não há ligação entre os episódios para além de todos eles terem como tema principal a comunicação/relações sociais e a tecnologia. Ora, sendo eu estudante de comunicação, aquilo aguçou-me a curiosidade. Fui vendo, sem compromissos, porque cada episódio (de 1 hora) vale por si. Sempre que me apetecia ver um filme mas estava demasiado cansada, lá via Black Mirror e nunca me arrependia.

A série baseia-se nos prós e contras do avanço da tecnologia e de como ela pode afetar as nossas relações sociais num futuro não muito longínquo. É extremamente filosófica e deixa-nos a pensar numa série de conceitos e de assuntos que nunca tínhamos pensado ou que até tínhamos evitado pensar. Acho que todos deveríamos de prestar atenção a Black Mirror.

Depois digam-me o que acharam...
... e não têm que agradecer ;)


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: