quinta-feira, 4 de maio de 2017

a história de deus

Ando a ver várias coisas bastante interessantes. Tenho andado muito ativa no que toca a produtos audiovisuais. Tenho ido ao cinema, tenho visto documentários e tenho acompanhado duas séries... Enfim. Tenho visto um pouco de tudo. Hoje vou falar-vos do documentário que vi e que me marcou:

A História de Deus
Há muito que estava empenhada em ver o documentário do início ao fim. É protagonizado pelo Morgan Freeman, a primeira temporada tem 6 episódios que duram 1 hora cada um. Suspeita-se que venha por aí a segunda.

Neste documentário partimos à descoberta de respostas a várias perguntas em várias religiões à volta do mundo. De onde viemos? Existem mesmo milagres? Há vida depois da morte? São algumas dúvidas que vão sendo respondidas (ou não) ao longo dos episódios em diferentes crenças, de diferentes formas e todas elas válidas e merecedoras de respeito. Conhecemos pequenas tribos na Austrália, nos EUA, religiões antigas e politeístas como os Deuses Egípcios ou o Hinduísmo ou as grandes religiões de hoje em dia como o Islamismo, o Cristianismo, o Judaísmo ou o Budismo... 

Não sei se já disse isto aqui mas apesar de ter tido uma educação religiosa não sou crente. Acho que na verdade nunca acreditei no Deus que a religião Católica descreve. No máximo tinha medo e fazia o que me mandavam. Mas não era devoção ou crença, era medo de pecar e de ir para o inferno.

Hoje ando à procura. Tenho a minha perspetiva das coisas, acredito em algo (que nada tem que ver com a religião Católica) e estou sempre em busca de novas informações, de novos conhecimentos em relação às religiões. Respeito-as a todas, quero conhecer mais sobre todas, gosto de ir "beber" aqui e ali e perceber como é que o mundo funciona desta perspetiva. Talvez por isso que este documentário foi tão especial para mim. Serviu para alargar os horizontes, os pontos de vista e agradecer pela diversidade que existe no mundo...

Partilho convosco uma das partes que mais gostei, no episódio sobre os Milagres:
É nisto que eu acredito.

Vejam que vale a pena... Mesmo quem é crente, faz bem conhecer outras perspetivas e perceber que não somos os únicos, não estamos sozinhos e que, no fundo, viemos todos do mesmo sítio e queremos todos a mesma coisa.

Eu apanhei os episódios todos no Discovery Chanel, mas sei que também passaram na RTP1.


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: