quarta-feira, 23 de agosto de 2017

se eu não gostar de mim...

Às vezes sou uma grandessíssima descuidada comigo. Dou por mim a lavar a cara com água, passar creme hidratante e sair assim mesmo à rua. Aliás desde inícios de julho que vou trabalhar sem uma pontinha de maquilhagem. Zeruxo. Basta ganhar uma corzinha que largo tudo e dedico-me a ser natural. Admito que a maioria das vezes é por comodismo e não porque acho que fico uma beleza assim mesmo, porque sou mais eu. Não. Antes fosse o caso.

Eu não gosto de usar maquilhagem no geral. Enerva-me colocar, não tenho jeito. E depois mantê-la impecável durante todo o dia é uma ciência que eu não domino. É comum chegar ao final do dia a parecer um panda. Especialmente porque já tenho que andar com tanta tralha atrás de mim que me recuso acrescentar um estojo cheio de maquilhagem. Nop. Não acontece. No máximo (mas na loucura ou quando não o perco) ando com um batom de cieiro.

Bom, mas no verão eu sou assim mesmo: o mais prática possível. Não gosto cá de grandes produções. Uns calções e uma t-shirt ou top, um vestido e umas sandálias e pouco mais. Contudo, chega a esta altura e o meu corpo começa a dar sinais de desgaste. Ai és menina de te pores debaixo do sol durante horas e enfiares-te no mar e na piscina sem protetor de cabelo? Então toma lá uma cor horrível, um brilho inexistente e umas pontas espigadas, a ver se gostas. Ah menina, então gostas mesmo de pôr só um creminho básico antes de saíres de casa? Então pega lá aquelas espinhas do sol e pele baça. E por aí fora...

Foi ao olhar para todo este conjunto que pensei: se calhar já está na hora de dar uma volta a isto... E foi o que eu fiz este fim-de-semana. Mas não perdi praticamente tempo nenhum com isto, que se há coisa que me enerva é estar à volta destas coisas durante muito tempo. Querem saber como é que eu fiz? Ora vejam lá:

1 | Lavagem
Este passo pode parecer absolutamente insignificante, mas acreditem que não é. É fundamental termos a pele bem limpinha antes de tudo. É também super importante que lavem muito bem o rosto de manhã e antes de irem para a cama. Ontem comecei por este passo e usei água micelar (Bioderma), mas se não tiverem, usem apenas água, não tem problema nenhum.

2 | Depilação
Aproveitei depois para tirar aqueles pelos indesejáveis nas sobrancelhas e buço com uma pinça e aquelas bandas Veet pequeninas, próprias para o rosto. Tenho sempre de reserva que dão imenso jeito numa emergência.

3 | Esfoliação
Depois de voltar a passar com o algodão para remover restos de pelos ou cera, passei para o esfoliante com muito cuidado, evitando a zona dos olhos. Insisto mais na zona do nariz e nas laterais, bem como na testa, as zonas mais problemáticas no meu rosto. Voltei a lavar o rosto com água morna.

4 | Máscara
Apliquei uma máscara para dar brilho ao rosto que comprei na Avon. Não preciso de mantê-la por muito tempo. Basta aguardar um minuto ou dois. Entretanto fui arrumando a tralha toda e comecei a preparar o banho. Depois disso, lavei a cara até retirar todo o produto.

5 | Champô
Já no banho, apliquei duas camadas de champô que compro na minha cabeleireira e que é muito, muito bom. Depois posso dizer-vos a marca, se pretenderem, mas não sei de cor. Um champô de qualidade é quase o suficiente para termos um cabelo mais bonito e saudável. Depois de experimentar este, não quis outro. É muito mais caro do que os que se compra no supermercado mas dura-me, à vontade, 6 meses porque a embalagem é gigante e tem um doseador.

6 | Máscara
A seguir ao champô pus uma camada generosa de máscara pós-solar - coisa que nunca faço. E a diferença é abismal. É importante referir que a semana passada fui cortar as pontas espigadas, o que tornou o meu cabelo imediatamente mais saudável, brilhante e hidratado. Por isso, não tenham medo de espontar de vez em quando. Vão notar uma diferença abismal.

7 | Esfoliação
Enquanto que a máscara fazia efeito no cabelo, aproveitei para fazer uma esfoliação às pernas, que têm sido bastante massacradas este verão.

8 | Hidratação
Depois do banho empastei-me de creme hidratante em todo o corpo. Aqui eu não sou esquisita e uso vários cremes, com cheiros e texturas muito diferentes. É mesmo fundamental que apliquem creme no vosso corpo, especialmente se, tal como eu, tiverem uma pele mais seca.

9 | Spray
Voltando para o cabelo, espalhei um spray para desembaraçar o cabelo e penteei-o. Poderia ter usado outro spray com proteção solar, mas como ia para a cama, não achei necessário. Sequei com o secador - coisa que NUNCA faço no verão. Secar o couro cabeludo é mesmo muito importante, caso contrário o cabelo fica "melado", baço e sem forma. Eu sei disso muito bem, mas tenho sempre muita preguiça.

10 | Creme de Rosto
Depois de ter o cabelo seco e arranjadinho - com um brilho lindo - voltei a dedicar-me ao rosto, só mesmo para acrescentar o creme hidratante de noite (eu uso a marca Cien) em movimentos circulares.

Vesti o robe, pus umas panquecas num prato, acrescentei banana, iogurte e gelado de açaí e deitei-me na caminha a ver um filme. Ao todo, "perdi" 30 a 45 minutos nisto. É muito? Nem para mim... E a sensação no final é a melhor do mundo. Experimentem e digam-me o que acham...


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: