quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

vamos falar dos saldos?


Gostava de vos falar dos saldos, mas não há muito a dizer. Primeiro porque eu ainda não tive muito tempo para explorar. Fiz duas incursões aos shoppings mas sempre a correr, sempre com "um compromisso a seguir". Nunca vou a um shopping só para passear. Quando vou é porque tenho a intenção de procurar alguma coisa - o que não significa que vá comprar. Vou sempre ver o que anda por lá, faço o meu estudo de mercado, comparo preços, peças e materiais, visto aqui, experimento ali e só depois tomo uma decisão final. É assim que eu funciono. Ora que ir a um shopping e ter os minutinhos contados acaba logo com a minha vontade. Isso ou saber que está alguém à minha espera à porta da loja a bufar de impaciência. É por isso que, sempre que posso, vou sozinha às minhas compras. 

Em segundo, não ando muito entusiasmada com isto dos saldos. Do que tenho visto (nas lojas e online) não há grandes motivos para ficarmos histéricas. A Mango ainda faz uns preços bem apetecíveis em algumas peças, mas noutras - como os casacos - não nos faz favor nenhum. Sim, há sobretudos a 40€ mas vão lá experimentá-los e depois digam-me se acham que valem isso. O mesmo com a Zara. 10€ de diferença não são saldos, sim? É só uma promoção fraquinha... Na Massimo Dutti não há nada. Nada senhores! No outro dia perguntei à menina onde estavam os vestidos de saldo (tinha visto no site 2 ou 3 modelos que valiam a pena) e ela apontou-me para um charriot. "Mas ali só tem um vestido de malha e um macacão!", disse-lhe. "É o que há!".

Claro que também podemos falar sobre as coleções esquizofrénicas. Tudo é demasiado. O modelo é giro mas tem brilhantes, purpurinas, 10 cores mais 4 estampados, pelo, pele, veludo, tachas, franjas e mais houvesse. Tudo isso num vestido. Mas como? Já tive vontade de pegar numa peça e pedir à funcionária "Olhe é isto, mas em básico. Tem?". Claro que me ia revirar os olhos e dizer-me que não e que eu era supê-aborrecida e que não percebo nada de moda. Perdoem-me se gosto de peças com o seu q.b. de sobriedade. Acho muito bem haver meia dúzia de coisas mais extravagantes para eventos especiais - encham-me com casacos, calças, tops e vestidos de lantejoulas que eu vou a todos! - mas agora encontrar uma peça bonita para ir trabalhar é um achado. O que eu queria encontrar nos saldos deste ano eram vestidos estampados (ou que não fossem pretos). Sabem quantos comprei? Zero. Sabem quantos experimentei? Zero. Não houve um único modelo que eu achasse que até nem era feio ou demasiado decotado, ou com bom material ou simplesmente com uma cor/estampado bonitos.

Talvez eu seja muito esquisitinha mesmo.

Bom, mas tudo isto para vos dizer que não vos aconselho a comprar nada de especial porque não encontrei muitas peças especiais. Ainda assim, fiz algumas compras. Peças básicas-pouco-básicas que encontrei e gostei muito, peças de excelente qualidade e a um preço incrível (melhor achado de sempre!) e uma compra-paixão. Nestes saldos apostei muito nos materiais de qualidade e amigos do ambiente.

Aqui estão as minhas aquisições
1) Um lenço estampado para dar um oupa aos looks mais aborrecidos. Queria ter comprado blusas e vestidos estampados para misturar com o meu roupeiro quase todo em cores planas mas não encontrei nenhuma peça com essas características que valesse a pena.
2) Uns jeans. Não são os que estão na imagem. Não os encontro no site e, na verdade, nunca os tinha visto por lá. O modelo é quase este, mas mais largos e com umas fitas entrelaçadas na parte de baixo da peça que dão um ar muito mais giro ao look. Mesmo que combine apenas com uma t-shirt básica.
3) Uma camisola de caxemira. Igual a esta mas em cinza - que já não se encontra disponível no site. Custava 80 ou 90€ e comprei-a por 30€. Era uma das peças que mais queria comprar e encontrei-a por acaso, perdida entre cabides, no dia dos meus anos. Surpreeeesa!!!
4) Três blusas brancas, todas elas com pormenores bem giros. As minhas blusas já estavam velhinhas e a precisar de reforma. Aproveitei os saldos para compor o roupeiro. Esta blusa tem folhos e bordados, outra tem bordados azuis escuros nas mangas e a terceira tem folhos no peito e uma beirinha a preto. Já não se encontram no site.
5) Um boyfriend blazer que eu andava a morrer de amores há um tempão. É de lã orgânica, de uma linha ecológica e protetora do ambiente. Só por isso, já valia o meu investimento, mas também é giraço, cheio de pinta, e assenta-me que é uma maravilha. Foi a minha compra mais extravagante - porque não precisava - mas eu fiz anos e decidi oferecer-me isto.

Em resumo, apostei em bons materiais e em cores e estilos que combinam com aquilo que eu tenho no roupeiro. Tentei optar sempre por peças que à primeira vista são básicas e combinam com dezenas de outras peças e estilos mas com detalhes giros, que a tornam muito pouco básica, no bom sentido. Foi o que aconteceu com as calças ou as blusas. Não vale a pena inventar muito ;)

Pronto, dou por encerradas as minhas viagens aos shoppings. Só abro uma exceção se vir pijamas ou roupa de treino que valham muito a pena o investimento. O roupeiro está composto.

E vocês o que me têm a dizer dos saldos? Têm investido à grande ou partilham da mesma opinião que eu?


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: